Cursos de Extensão

Cursos de Extensão


testeira cursos extensao proec ufabcOs cursos de extensão são ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presenciais, semi-presenciais ou a distância, planejados e organizados de modo sistemático e com processo de avaliação definido.

Possuem carga horária definida e atendem público variado, de acordo com seus projetos específicos. 

Clique aqui para conferir os cursos com inscrições abertas!

 


A Matemática é complicada ou complexa? | Curso de Extensão


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga o curso de extensão "A Matemática é complicada ou complexa?"

Informações Gerais

Resumo

A concepção de que a Matemática e a Ciência são distintas, possivelmente construída a partir da ideologia da modernidade e do pensamento simplificador, pode interferir na concepção que os professores que ensinam matemática possuem em relação à Ciência. "A Matemática é complicada ou complexa?" é um curso de extensão na modalidade EAD, com encontros que contemplam discussões e reflexões sobre a concepção da Matemática enquanto ciência, considerando o pensamento crítico e o pensamento complexo no ensino de matemática.

 

Público-alvo: professores da educação básica e estudantes de licenciatura

 

Número de vagas: 50

 

Modalidade: À distância

 

Carga horária: 48 horas



Duração: 22 de abril a 31 de maio de 2024

 

Programação:

Semana 1 - Pra quê Ciência?

Semana 2 - A Matemática é Ciência?

Semana 3 - O que é pensamento crítico?

Semana 4 - O que é pensamento complexo?

Semana 5 - Quais estratégias para um ensino de Matemática crítico e complexo?

Semana 6 - Seminário de apresentação de planos de aula


 

Contato: emc.extensao.ufabc@gmail.com

 

Curso gratuito e aberto ao público.


Inscrições

As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Público do SIGAA UFABC de 21 de abril de 2024Acesse ufabc.net.br/sigextensao para realizar sua inscrição.

Atenção! Se você ainda não é usuário do Portal Público do SIGAA UFABC, você deverá realizar o cadastro no sistema.

Instruções para cadastro no Portal Público do SIGAA:

  • Clique em "Inscrever-se" (ícone de seta).
  • Clique em “Ainda não possuo cadastro”.
  • Insira os dados solicitados.
  • O sistema encaminhará uma mensagem para o seu e-mail para finalização do cadastro.
  • Após a finalização do cadastro, insira o e-mail e senha.
  • Clique em “Cursos e Eventos Abertos".
  • Clique em “Inscrever-se" (ícone de seta) no curso "Abordagem De Ensino Exploratório E Contribuições Para A Formação Profissional Do “Professor-Pesquisador” Na Educação Matemática".
mat complicada complexa2

Abordagem De Ensino Exploratório E Contribuições Para A Formação Profissional Do “Professor-Pesquisador” Na Educação Matemática | Curso de Extensão


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga o curso de extensão "Abordagem De Ensino Exploratório E Contribuições Para A Formação Profissional Do “Professor-Pesquisador” Na Educação Matemática"

Informações Gerais

Resumo

O curso visa propiciar oportunidades de aprendizagens profissionais que contribuam com o desenvolvimento profissional docente e com a constituição do “professor-pesquisador” em suas atuações práticas (ou futuras atuações) na educação básica. A formação inicial ou continuada de professores de matemática será realizada por meio da abordagem investigativa, visando o ensino exploratório de conteúdos de álgebra e de geometria. A aprendizagem será mediada por tarefas de aprendizagem profissional, por discussões coletivas e pelo papel e as ações do formador durante um processo de formação.

Formadora: Profa. Dra. Rosana M. L Kripka - pós doutoranda com supervisão do Prof. Dr. Alessandro J. Ribeiro

Organização e realização: Grupo de pesquisa “ForMatE - Formação Matemática para o Ensino”

 

Público-alvo: professores ou futuros professores de Matemática

 

Número de vagas: 30

 

Modalidade: Semipresencial

 

Carga horária: 30 horas (24 presenciais e 6 à distância)



Duração: 12/04/24 a 28/06/24, sextas-feiras, de 14h às 18h

 

Detalhamento dos encontros:

1º: 12/04 – Presencial (4 horas), de 14h às 18h, na UFABC.

2º: 19/04 – online (3 horas) – pelo Moodle, de 14h às 17h.

3º :10/05 – Presencial (4 horas), de 14h às 18h, na UFABC.

4º: 17/05 – Presencial (4 horas), de 14h às 18h, na UFABC.

5º: 24/05 – Presencial (4 horas), de 14h às 18h, na UFABC.

6º: 14/06 – Presencial (4 horas), de 14h às 18h, na UFABC.

7º: 21/06 –- à distância (3 horas) – desenvolvimento na escola.

:28/06 – Presencial (4 horas), de 14h às 18h, na UFABC.

 

Local: UFABC, campus Santo André. Veja aqui como chegar.

 

Contato: rlkripka@gmail.com ou (54) 981125554

 

Curso gratuito e aberto ao público.


Inscrições

As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Público do SIGAA UFABC de 01 até 08 de abril de 2024Acesse ufabc.net.br/sigextensao para realizar sua inscrição.

Atenção! Se você ainda não é usuário do Portal Público do SIGAA UFABC, você deverá realizar o cadastro no sistema.

Instruções para cadastro no Portal Público do SIGAA:

  • Clique em "Inscrever-se" (ícone de seta).
  • Clique em “Ainda não possuo cadastro”.
  • Insira os dados solicitados.
  • O sistema encaminhará uma mensagem para o seu e-mail para finalização do cadastro.
  • Após a finalização do cadastro, insira o e-mail e senha.
  • Clique em “Cursos e Eventos Abertos".
  • Clique em “Inscrever-se" (ícone de seta) no curso "Abordagem De Ensino Exploratório E Contribuições Para A Formação Profissional Do “Professor-Pesquisador” Na Educação Matemática".
Professor Pesquisador Na Educacao Matematica

Introdução ao Pensamento de Foucault | Curso de Extensão


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga o curso de extensão "Introdução ao Pensamento de Foucault"

Informações Gerais

Resumo

O curso "Introdução ao pensamento de Foucault” é um convite para acessar as ideias do filósofo do século XX atento à “história do presente”, que construiu métodos de investigação científica e categorias de análise que revolucionaram o modo como se interpretam fenômenos como a loucura, a prisão, a sexualidade, o governo e a violência.

 

Temas das aulas

1) Dispositivo disciplinar e o nascimento da prisão;
2) Biopoder, biopolítica e o “racismo de Estado";
3) O Dispositivo da sexualidade I;
4) O Dispositivo da sexualidade II;
5) Governamentalidade e (neoliberalismo;
6) Encerramento do curso.


 

Público-alvo: ativistas de direitos humanos, integrantes de movimentos sociais, profissionais em geral e estudantes interessados em conhecer, de forma introdutória, o pensamento de Michel Foucault.



Duração: De 25/05 a 06/07, aos sábados, das 10h às 13h.


E-mail para contato em caso de dúvidas: pensamentodefoucault@gmail.com
Instagram: @pensamentodefoucault

Curso gratuito e aberto ao público.


Inscrições

As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Público do SIGAA UFABC até 01 de maio de 2024Acesse ufabc.net.br/sigextensao para realizar sua inscrição.

Atenção! Se você ainda não é usuário do Portal Público do SIGAA UFABC, você deverá realizar o cadastro no sistema.

Instruções para cadastro no Portal Público do SIGAA:

  • Clique em "Inscrever-se" (ícone de seta).
  • Clique em “Ainda não possuo cadastro”.
  • Insira os dados solicitados.
  • O sistema encaminhará uma mensagem para o seu e-mail para finalização do cadastro.
  • Após a finalização do cadastro, insira o e-mail e senha.
  • Clique em “Cursos e Eventos Abertos".
  • Clique em “Inscrever-se" (ícone de seta) no curso "Introdução ao Pensamento de Foucault".
foucault3

XI Curso Antártica ou Antártida? | Curso de Extensão


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga a XI turma do curso de extensão "Antártica ou Antártida?"

Informações Gerais

Resumo

Curso para professores do ensino básico com o intuito de capacitá-los a trabalhar os temas antárticos: espaço físico, geografia, clima, histórico de descobrimento, biologia e a importância da Antártica para o planeta. O curso Antártica ou Antártida oferece uma oportunidade para fortalecer o conhecimento da sociedade sobre a importância da pesquisa Antártica e sobre a relevância desse continente para o Brasil e o Planeta, em uma perspectiva de construção de uma consciência ambiental local e global.

Baseado na pedagogia de projetos, na modalidade a distância, com atividades teóricas e práticas de pesquisa, construção e compartilhamento de conhecimentos e elaboração de um Projeto Polar prático, a ser aplicado em sala de aula (ou para um público selecionado pelo cursista).

 

Público-alvo: professores/as, estudantes de licenciatura e profissionais de educação formal e não-formal.

Pré-Requisitos:

  • Conhecimentos básicos de informática e navegação na internet;
  • Possuir acesso à internet de banda larga;
  • Destinar 5 horas semanais para dedicação ao curso;
  • Atuar em instituição de educação formal ou não-formal, para realizar atividades do curso ou ser estudante de Licenciatura (que esteja atuando como estagiário ou que possa, de alguma, forma aplicar o Projeto Polar) ou mediador em instituições não-escolares (museus, parques, ONG etc.).

Vagas: 100

Critérios de seleção: os/as candidatos/as devem atender a todos os pré-requisitos.

A seleção será por ordem de inscrição. As vagas serão distribuídas na seguinte
proporção*:

  • Professores da Educação Básica: 60%
  • Estudantes de Licenciaturas: 20%
  • Demais Profissionais: 20%
  • Outros interessados poderão ser avaliados pela coordenação, caso haja vagas. Entre em contato pelo email convergênciaxxi@gmail.com

*Caso não haja inscrições suficientes em alguma das categorias, as vagas poderão ser remanejadas a critério da coordenação.

 

Duração: aula inaugural online em 13 de abril de 2024 + 12 semanas de atividades online assíncronas (15 de abril a 07 de julho de 2024)

  • Aula inaugural: 13 de abril de 2024 às 9h. A aula será transmitida pela internet e a presença online é obrigatória. O endereço será fornecido após confirmação das matrículas. Os ausentes na aula inaugural perderão suas vagas e não poderão continuar no curso.
  • Atividades online assíncronas com dedicação de 5 horas semanais.

Carga Horária: 60h

Certificação: Serão aprovados/as no curso com direito a certificado os/as cursistas que tiverem comprovada aplicação do Projeto Polar, obtiverem conceito final entre A, B, C, tiverem comparecido online na aula de encerramento. Todos os detalhes sobre o processo de aprendizagem e de avaliação serão fornecidos.

E-mail para contato em caso de dúvidas: extensao@ufabc.edu.br

Curso gratuito e aberto ao público.


Inscrições

As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Público do SIGAA UFABC até 25 de março de 2024 + Preenchimento de questionário até 28 março de 2024 às 12hAcesse ufabc.net.br/sigextensao para realizar sua inscrição.

Atenção! Se você ainda não é usuário do Portal Público do SIGAA UFABC, você deverá realizar o cadastro no sistema.

Instruções para cadastro no Portal Público do SIGAA:

  • Clique em "Inscrever-se" (ícone de seta).
  • Clique em “Ainda não possuo cadastro”.
  • Insira os dados solicitados.
  • O sistema encaminhará uma mensagem para o seu e-mail para finalização do cadastro.
  • Após a finalização do cadastro, insira o e-mail e senha.
  • Clique em “Cursos e Eventos Abertos".
  • Clique em “Inscrever-se" (ícone de seta) no curso "XI Curso Antártica ou Antártida".

Você receberá mensagem com informação se sua inscrição foi aceita.

Junto ao aceite de sua inscrição, você receberá um questionário para levantamento de conhecimentos prévios sobre o assunto do curso. Somente serão matriculados os candidatos que responderem a esse questionário até o dia 28 de março de 2024, às 12h.

Após responder ao questionário, procederemos com sua matrícula e enviaremos informações para acesso às aulas até 05 de abril de 2024.

Os inscritos que não conseguirem vagas ficarão em lista de espera.
A lista de espera será contemplada de acordo com os mesmos critérios de seleção descritos acima.

XIAntarticaouAntartida2
Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!