A Matemática é complicada ou complexa? | Curso de Extensão
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga o curso de extensão "A Matemática é complicada ou complexa?".
Informações Gerais
Resumo
A concepção de que a Matemática e a Ciência são distintas, possivelmente construída a partir da ideologia da modernidade e do pensamento simplificador, pode interferir na concepção que os professores que ensinam matemática possuem em relação à Ciência. "A Matemática é complicada ou complexa?" é um curso de extensão na modalidade EAD, com encontros que contemplam discussões e reflexões sobre a concepção da Matemática enquanto ciência, considerando o pensamento crítico e o pensamento complexo no ensino de matemática.
Público-alvo: professores da educação básica e estudantes de licenciatura
Número de vagas: 50
Modalidade: À distância
Carga horária: 48 horas
Duração: 22 de abril a 31 de maio de 2024
Programação:
Semana 1 - Pra quê Ciência?
Semana 2 - A Matemática é Ciência?
Semana 3 - O que é pensamento crítico?
Semana 4 - O que é pensamento complexo?
Semana 5 - Quais estratégias para um ensino de Matemática crítico e complexo?
Semana 6 - Seminário de apresentação de planos de aula
Contato: emc.extensao.ufabc@gmail.com
Curso gratuito e aberto ao público.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Público do SIGAA UFABC de 21 de abril de 2024. Acesse ufabc.net.br/sigextensao para realizar sua inscrição.
Atenção! Se você ainda não é usuário do Portal Público do SIGAA UFABC, você deverá realizar o cadastro no sistema.
Instruções para cadastro no Portal Público do SIGAA:
- Clique em "Inscrever-se" (ícone de seta).
- Clique em “Ainda não possuo cadastro”.
- Insira os dados solicitados.
- O sistema encaminhará uma mensagem para o seu e-mail para finalização do cadastro.
- Após a finalização do cadastro, insira o e-mail e senha.
- Clique em “Cursos e Eventos Abertos".
- Clique em “Inscrever-se" (ícone de seta) no curso "Abordagem De Ensino Exploratório E Contribuições Para A Formação Profissional Do “Professor-Pesquisador” Na Educação Matemática".