A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC tem por missão promover a interação transformadora entre a UFABC e outros setores da sociedade, por meio de um processo educativo, cultural, científico e político, impactando diretamente na formação do estudante.

As ações de extensão na ProEC acontecem sob a forma de programa, cursos, projetos e oficinas, numa forma bidirecional – universidade/sociedade/universidade e consideram a indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão.


Categorias relacionadas ao menu "A ProEC":

Comissão de Extensão e Cultura (CEC), órgão deliberativo e consultivo da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura em caráter permanente, foi oficialmente criada pela Resolução ConsUni Nº 231/2023 , que revogou e substituiu a Resolução ConsUni nº166/2016.  Nelas estão descritas  as atribuições e composição da CEC. As sessões, ordinárias e extraordinárias, são registradas em atas, publicadas neste site. Outros documentos expedidos pela comissão, como portarias e normativas, também são publicados neste site para efeito de publicidade. 

Até que o regimento interno seja revisto, continua em vigor a Resolução ConsEPE nº234/2019.


Para consultar as resolucões da CEC consulte a página Portarias e Resoluções PROEC.

Para conferir outros documentos da CEC como Calendário, Atas das sessões, Conselheiros e Eleições entre outros, consulte a lista abaixo:

Eleições do Comitê de Extensão e Cultura (CEC) da Universidade Federal do ABC.

Observação: A denominação do Comitê de Extensão Universitária (CEU) foi alterada pela Resolução Nº 166 do ConsUni UFABC, de 1 de agosto de 2016, para Comitê de Extensão e Cultura (CEC).

Eleições do Comitê de Extensão Universitária (CEU) da Universidade Federal do ABC. Processo iniciado no final do ano de 2014 através do Edital 034/2014 para o mandato de 2 anos.

Eleições do Comitê de Extensão e Cultura (CEC) da Universidade Federal do ABC. Processo iniciado em 01 de setembro de 2016 por meio do Edital 024/2016 para mandato de até 2 anos.

Edital de eleição de representantes discentes para o Comitê de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC (CEC).

Documentos

  •   Edital nº 024/2017 - Edital de eleição de representantes discentes para o Comitê de Extensão e Cultura da UFABC (CEC).
  •   Portaria ProEC nº 010/2017Instituir a Comissão Eleitoral para realização de eleições de representantes discentes para o Comitê de Extensão e Cultura da UFABC (CEC).

Eleições do Comitê de Extensão e Cultura (CEC) da Universidade Federal do ABC. Processo iniciado por meio do Edital 020/2018 para mandato de até 2 anos.

Eleições do Comitê de Extensão e Cultura (CEC) da Universidade Federal do ABC. 

Eleições do Comitê de Extensão e Cultura (CEC) da Universidade Federal do ABC. 

Eleições do Comitê de Extensão e Cultura (CEC) da Universidade Federal do ABC. 

Eleições do Comitê de Extensão e Cultura (CEC) da Universidade Federal do ABC. 

Eleições da Comissão de Extensão e Cultura (CEC) da Universidade Federal do ABC. 

III Congresso Paulista de Extensão Universitária – COPEX e o I Congresso de Extensão Universitária da UFABC - CONEXÃO.


UFABCIENCIA foto4 divulgacienciaA seção de divulgação cientifica da UFABC integra a Pró Reitoria de Extensão e Cultura - ProEC.

O objetivo desta seção é divulgar de forma prática e organizada aos olhos do público a produção científica realizada na Universidade com a finalidade de contribuir efetivamente para a formação de uma sociedade mais crítica e consciente sobre a importância da ciência no cotidiano e, em alguma medida, promover uma mudança cultural.

  Contato

 Emaildc@ufabc.edu.br

 Telefone: (11)3356-7286 


 blog mini Blog UFABC Divulga Ciência

Clique aqui e desperte sua curiosidade!

O blog reúne materiais de divulgação científica com temas que tocam o cotidiano.


  UFABCiência

Confira aqui uma série de artigos sobre Divulgação Científica.


Matérias especiais sobre Divulgação Científica que são publicadas no informativo interno da UFABC, o Comunicare.

Este projeto visa reconhecer e discutir as concepções de ciência dos alunos do Ensino Médio. Convidaremos alunos do EM para visitar o SABINA espaço de Divulgação Científica localizado no Municipio de Santo André e pediremos que eles fotografem o que considerarem mais interessante ou mais importante sobre ciência e tecnologia. Após isso analisaremos as imagens obtidas e as classificaremos em relação a quais equipamentos são mais atrativos aos estudantes do EM. Montaremos uma exposição com as fotografias dos alunos como forma de discutirmos como a Divulgação Científica atinge um de seus principais públicos.

Mais informações sobre o projeto, acesse o site: http://clickciencia9.wix.com/ckciencia

39º Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras - De 11 a 14 de maio de 2016 na Universidade Federal do ABC.

 

O CONEXÃO - II Congresso de Extensão Universitária da UFABC ocorreu no dia 12 de maio de 2016 e contou com apresentações dos trabalhos executados nas diversas áreas temáticas - educação, saúde, comunicação, arte e cultura, direitos humanos e justiça, meio ambiente, tecnologia de produção e do trabalho - criando mais uma oportunidade de ampliar os conhecimentos e as experiências acerca do fazer extensão na UFABC.

O evento foi uma oportundiade para conhecer as ações de extensão e cultura da UFABC.


fundo amarelo com listras larnjas e verdes e o logo do evento.

 

O evento UFABC para Todos é realizado anualmente pela Universidade Federal do ABC para abrir as portas da instituição para a comunidade, em especial para os alunos do 3º ano do Ensino Médio. Em 2023, a décima segunda edição do UFABC Para Todos será realizada no dia 5 de Outubro! 

 

Informações gerais

Data: 5 de outubro de 2023 (quinta-feira);

Local: UFABC Campus Santo André (Avenida dos Estados, 5001 - Bangú, Santo André/SP- veja aqui como chegar)

Horários: Das 8h às 12h E das 19h às 22h

Público-alvo: O evento é gratuito e aberto à comunidade.

 INSCREVA-SE NOS FORMULÁRIOS ABAIXO:

Por que realizamos este evento?

Como instituição pública, entendemos que a Universidade não é patrimônio apenas dos que circulam por ela diariamente: ela é um espaço de todos(as). Inspirados em eventos semelhantes de outras instituições, a Universidade Federal do ABC busca divulgar informações de acesso à Universidade para todos os alunos, independente da questão econômica, social e cultural.

Edições Anteriores

2021

2020


Acompanhe nossas redes sociais!

facebook.com/proecufabc | instagram.com/proec.ufabc

 

Leia a programação e outras informações sobre o evento e a universidade nos artigos abaixo! ↴


Instruções para elaboração de materiais de divulgação de ações de extensão e de cultura da UFABC e disponibilização do logo da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC - ProEC.