Entidades Culturais

Entidades Culturais

Entidades culturais institucionalmente reconhecidas pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), nos termos da Resolução ConsUni Nº 143/2014:

 

PORTARIA Nº 011 - Estabelece normas e procedimentos para solicitação de reconhecimento de entidades estudantis culturais no âmbito da UFABC.

  • Formulário de solicitação de reconhecimento: clique aqui
  • Declaração de responsabilidade (conforme Inciso V do art. 3º da Resolução ConsUni 143/2014.): clique aqui
  • Relatório final: clique aqui 

 

  • Coletivo de Capoeira Angola UFABC

Logo Coletivo de Capoeira Angola

 

 Na UFABC desde 2012, o "Coletivo de Capoeira Angola UFABC" promove a Capoeira Angola em sua essência conforme os ensinamentos de mestre Pastinha. Ensinamentos estes que chegaram até nós através dos mestres que muito fizeram para a continuidade da arte. A Capoeira Angola se mantém viva no coletivo através das aulas que acontecem nas segundas, quartas e sábados e pela realização de rodas abertas ao público. O aprendizado inclui aulas de instrumentos, canto e movimentação física, também abrange a construção e manutenção dos instrumentos utilizados na prática, e o estudo da história da Capoeira Angola.

 Facebook | Instagram | YouTube

 

 

  • Clube de Anime UFABC

logo

 

 O Clube de Anime UFABC é um espaço criado na faculdade para os fãs de mangás, animes e a cultura japonesa se encontrarem. A entidade prevê a realização de sessões semanais para exibição e discussão de obras de origem majoritariamente japonesas. Em especial, no quadrimestre dos ingressantes, são promovidas atividades de integração para auxiliar estes a se acomodarem ao ritmo da universidade, oferecendo uma opção de lazer dentro do ambiente universitário. Para tal, contam também com confraternizações dos membros da entidade, assim como ocasionais idas a eventos e parques como formato de entretenimento externo.

 Facebook | Instagram | Conheça o Clube da Anime UFABC !

 

 

  • Infanteria – Bateria UFABC

12987149 506608002860290 7805005767973446928 n

 

Em 2009, a ideia de criar uma bateria na UFABC chegou com toda força! A Infanteria fez sua primeira participação em um torneio no Intercomp, logo depois da sua primeira cervejada, com apenas 3 meses. No ano seguinte, já haviam 100 inscritos para escolinha da bateria, que contava com apenas 35 instrumentos.  Hoje, conta no currículo, com participações e premiações em desafios de baterias, em eventos na região do ABC e eventos com algumas das principais escolas de samba de São Paulo, que fazem a Infanteria evoluir e aumentar sua família a cada ano, com força dos seus mais de 100 ritmistas e da maior torcida universitária do Brasil!

 InstagramFacebook | YouTube

 

 

  • UFABCirco

unnamed

 

O UFABCirco, como entidade acadêmica,​ ​tem a finalidade de: possibilitar, promover e difundir as artes circenses na comunidade da UFABC; representar a UFABC através das atividades circenses, em caráter artístico, esportivo ou social, através de intervenções, apresentações e eventos diversos; Aprimorar a qualidade de vida de seus membros em geral e promover a cultura e atividades culturais, ocupando espaços dentro e fora da UFABC com intervenções e atividades circenses.

Instagram | Facebook 

 

 

  • Coletivo Negro UFABC

negro vozes

"O Coletivo Negro Vozes se propõe como a formalização do movimento negro na UFABC. Temos como objetivo central zelar pelo ingresso, permanência e bem-estar de todas as pessoas negras que ocupam os espaços da universidade, assim como representar suas demandas e necessidades. Buscamos integrar nossa comunidade através do reconhecimento como tal e da valorização de toda cultura e epistemologia de raiz africana.

Somos uma entidade representativa de atuação política, apartidária. Lutamos contra qualquer tipo de repressão e discriminação.
Todas as pessoas negras que tenham uma relação direta ou indireta com a UFABC são bem vindas a participar do Coletivo."

Instagram | Facebook | YouTube