A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga o curso de extensão "Formação Continuada: Narrativas Histórico Investigativas (NHI) como estratégias didáticas para o Ensino de Ciências, Biologia, Física e Química na Escola Básica".
Informações Gerais
Resumo
O curso de extensão tem o objetivo de promover a formação de professores(as) de Ciências, Biologia, Física e Química da escola básica quanto a estratégia didática das Narrativas Histórico Investigativas (NHIs), quanto ao Ensino de Ciências por Investigação (EnCI), Alfabetização Científica (AC) e Natureza da Ciência (NdC). A intenção é propiciar uma imersão na estratégia didática das NHIs (ALLCHIN, 2013) e ensinar a elaborar NHIs autorais e construir um portfólio dessas. Nas primeiras aulas (sábados das 08h30 às 12h30) serão apresentadas as ideias principais, e os(as) professores(as) vivenciarão NHIs e serão instruídos(as) sob como construí-las. Nos dois últimos encontros as NHIs autorais deverão ser apresentadas. Haverá dois plantões, também de 4 horas aos sábados, mas de atendimento virtual e facultativo.
Vagas: 40
Datas dos encontros presenciais: 16/03, 23/03, 06/04, 13/04, 20/04, 27/04, 04/05, 11/05, 18/05 e 25/05 de 2024 (sábados)
Horário: das 8h às 12h30
Carga Horária: 80h
Curso gratuito e aberto ao público.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Público do SIGAA UFABC de até 14 março de 2024. Acesse ufabc.net.br/sigextensao para realizar sua inscrição.
Atenção! Se você ainda não é usuário do Portal Público do SIGAA UFABC, você deverá realizar o cadastro no sistema.
Instruções para cadastro no Portal Público do SIGAA:
- Clique em "Inscrever-se" (ícone de seta).
- Clique em “Ainda não possuo cadastro”.
- Insira os dados solicitados.
- O sistema encaminhará uma mensagem para o seu e-mail para finalização do cadastro.
- Após a finalização do cadastro, insira o e-mail e senha.
- Clique em “Cursos e Eventos Abertos".
- Clique em “Inscrever-se" (ícone de seta) no curso "Formação Continuada: Narrativas Histórico Investigativas (NHI) como estratégias didáticas para o Ensino de Ciências, Biologia, Física e Química na Escola Básica".