CONFIRA AS INDICAÇÕES CULTURAIS - Semana de 18 a 24 de outubro de 2020


Semana de 18 a 24 de outubro de 2020

Cinema

Chega de Fiu Fiu, de Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão

Por que indicamos? As cidades foram feitas para as mulheres? O filme “Chega de Fiu Fiu” narra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras, que, por meio de ativismo, arte e poesia, resistem e propõem novas formas de conviver no espaço público.

FilmeFobia, de Kiko Goifman

Por que indicamos? Aracnofobia, fobia de avião, talassofobia, fobia de cobras, fobia de sangue, de agulha, pombos, botões. Jean-Claude Bernadet, um dos principais estudiosos de cinema no Brasil, atua no filme como Jean-Claude, o diretor de um documentário que explora os limites psicológicos, contrapondo a fobia das pessoas com situações forte, emocionalmente violentas.

Onde acessar? As duas indicações estão disponíveis na SPCine Play, única plataforma pública brasileira de streaming audiovisual. Acesso gratuito até o final de 2020.

Música

O Fim da Canção, de Luiz Tatit, Zé Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski

Por que indicamos? Juntos e ao vivo, em O Fim da Canção, os três compositores e professores mostram canções próprias e em parceria uns com os outros, acompanhados de banda e com a participação do cantor Celso Sim. Os três cantam e tocam esse repertório em combinações variadas (duos, trios, quartetos, quintetos e com a formação completa de septeto), alternando canções conhecidas (como “Baião de Quatro Toques”, “Capitu” e “Pra Que Chorar”) com números inéditos, incluindo alguns compostos especialmente para a ocasião.

Onde acessar? O álbum pode ser acessado no Sesc Digital, plataforma gratuita do Sesc São Paulo que transpõe as ações culturais para o ambiente digital.

Literatura

Super Libris

Por que indicamos? Super Libris é um programa que fala sobre literatura brasileira, mas não de forma professoral. Aqui autores são tão importantes quanto gente que vende, gente que conserva, gente que faz e gente que ama o livro. Além de mergulhar na obra de um escritor, você também vai ser apresentado à sua mesa, à sua cadeira e, em alguns casos, à sua máquina de escrever. E mais: vai dar um giro pelos clássicos das letras, entrar no mundo dos booktubers, conhecer bibliotecas bizarras e entender como se faz um livro.

Onde acessar? A série pode ser acessada no Sesc Digital, plataforma gratuita do Sesc São Paulo que transpõe as ações culturais para o ambiente digital.

----

Dúvidas?cultura@ufabc.edu.br.

 

Edições anteriores


post indicacoes culturais 2

Cinema

 

Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer

 

Por que indicamos? Em Humberstone (Chile), resquícios na paisagem e memórias de sobreviventes mal conseguem ilustrar a prosperidade da época em que dali saía boa parte do salitre exportado para todo o mundo. Nas imediações da antiga Fordlândia (PA), casas hoje ocupadas por posseiros são os últimos sinais de uma cidade norte-americana construída por Henry Ford no auge do ciclo da borracha. Armero, na Colômbia, teve sua população praticamente erradicada pela erupção do vulcão Nevado del Ruiz, em 1985. Vinte e cinco anos depois de ter sido inundada, após a quebra de uma barragem, ruínas da Villa Epecuén, na Argentina, emergiram para expor os restos de uma antigamente animada estação de águas medicinais.

 

Mataram meu irmão, de Cristiano Burlan

 

Por que indicamos? Reconstituindo os detalhes da morte de seu irmão, Rafael Burlan da Silva, ocorrida há 12 anos, o cineasta Cristiano Burlan lança-se a uma jornada pessoal que conduz ao coração de um círculo de violência em torno dos bairros da periferia paulistana - como o Capão Redondo, onde morava a família e o irmão, de 22 anos, foi morto com sete tiros, em 2001. Explorando as razões do envolvimento do irmão com drogas e roubo de carros, o diretor expõe partes de sua própria história familiar, ouvindo parentes e amigos, cujos depoimentos trazem à tona os destinos de diversos personagens, mapeando o histórico de dolorosas feridas emocionais.

 

Onde acessar? As duas indicações podem ser conferidas no Sesc Digital, plataforma gratuita do Sesc São Paulo que transpõe as ações culturais para o ambiente digital.

 

Exposições

 

Flagrantes da vida irreal, de Gilberto Maringoni

 

Por que indicamos? A exposição reúne uma coletânea de charges que cobrem esparsamente os últimos anos da vida brasileira. Antes de se tornar professor, Gilberto Maringoni foi chargista de O Estado de S. Paulo por quase dez anos e colaborou com os principais órgãos da imprensa brasileira. Publicou quadrinhos na França, Itália, Portugal e Espanha.

 

Onde acessar? No site da SACT, Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UFABC. 

 

Para assistir com as crianças

 

CineClubinho

 

Por que indicamos? As queridas sessões das manhãs de domingo no CineSesc que reúnem gerações, crianças e seus adultos de referência, agora têm um espaço exclusivo para que todo mundo possa curtir o melhor do cinema infantil e infanto-juvenil em casa. Aqui você encontra filmes brasileiros, estrangeiros, animações, curtas e longas metragens escolhidos pensando sempre em apresentar uma diversidade de narrativas que possam ampliar o olhar. Toda quinta-feira chega um filme novo! Verifique as datas e se programe.

 

Onde acessar? No Sesc Digital, plataforma gratuita do Sesc São Paulo que transpõe as ações culturais para o ambiente digital.

 

comKids - Mês das Crianças

 

Por que indicamos? Para comemorar o mês das crianças, o SPCine Play traz um novo catálogo com mais de 15 opções infantis, entre eles curtas e longas metragens e seriados.


Onde acessar? O catálogo está disponível na SPCine Play, plataforma pública brasileira de streaming audiovisual. Acesso gratuito até o final de 2020.

Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!