CONFIRA AS INDICAÇÕES CULTURAIS - Semana de 23 a 29 de agosto de 2020

Semana de 23 a 29 de agosto de 2020

31º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum

Por que indicamos? Um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo, o 31º Curta Kinoforum, apresenta este ano uma programação com um total de 212 filmes, representando 46 países de cinco continentes. A programação pode ser acessada no site do Festival e divide-se em 4 mostras e 2 programas: Mostra Limite; Mostra Internacional; Mostra Latino Americana; Mostra Infanto Juvenil; Programas Brasileiros e Programas Especiais.

Onde acessar? A programação completa pode ser acessada no site do Festival. Você pode conferir uma seleção de 16 filmes no site da SPCine Play.

46º Festival Sesc Melhores Filmes

Por que indicamos? O Festival Sesc Melhores Filmes está em sua 46ª edição, sendo o mais antigo e um dos mais tradicionais festivais de cinema de São Paulo. Criado em 1974, o festival oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior ao evento. Os filmes são escolhidos democraticamente por meio de votação, esta dividida entre público e júri especializado, composto por críticos e jornalistas de todo o Brasil. Participaram da votação desta edição 459 filmes, sendo 97 nacionais, 299 estrangeiros e 63 documentários.

Onde acessar? Os filmes podem ser acessados no Sesc Digital, plataforma gratuita do Sesc São Paulo. Você pode conferir a programação completa aqui.

Não Repare a Bagunça

Por que indicamos? Registrados em áudio e vídeo de maneira autônoma pelos próprios artistas em casa ou em seus estúdios particulares, a série Não Repare a Bagunça, apresenta um vídeo novo, todas às quintas-feiras, às 17h com temas instrumentais inéditos compostos durante a quarentena, sejam eles das mais variadas vertentes, do carimbó a valsa, do reggae ao jazz standard ou da música de concerto.

Onde acessar? A série pode ser acessada no Sesc Digital, plataforma gratuita do Sesc São Paulo que transpõe as ações culturais para o ambiente digital.

Exposições virtuais

Antonio Dias: derrotas e vitórias

Por que indicamos? Figura de singular trajetória na arte contemporânea brasileira, Antonio Dias (1944 – 2018) é autor de uma obra multimídia, carregada de engajamento social e político, e de ironia e sensualidade. O público poderá conferir de perto suas instalações, pinturas, filmes e trabalhos em outros suportes na exposição inédita Antonio Dias: derrotas e vitórias, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Com curadoria de Felipe Chaimovich, a mostra reúne obras emblemáticas, muitas delas raramente exibidas, todas advindas do acervo pessoal do artista.

Onde acessar? A prévia da exposição pode ser acessada na página do MAM no Google Arts & Culture, site mantido pelo Google em colaboração com museus espalhados por diversos países.

Para aprender sobre história

Revisionismo histórico, com Valdei Araujo e Calorine Bauer

Por que indicamos? Quais as diferenças entre revisão historiográfica e revisionismos? Quais as diferenças e semelhanças entre revisionismo e negacionismo? Os professores de história Valdei Araujo, da  Universidade Federal de Ouro Preto, e Caroline Bauer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, são os convidados do  #CulturaEmCasa para abordarem, com moderação do Doutor em Filosofia Martim Vasques da Cunha, a emergência do fenômeno do politicamente incorreto para a compreensão da nova onda revisionista-negacionista e de seus efeitos na pandemia da Covid-19 no Brasil e Estados Unidos.

Dúvidas?cultura@ufabc.edu.br.

Edições anteriores

post indicacoes culturais 2

Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!