CONFIRA AS INDICAÇÕES CULTURAIS DA SEMANA


Semana de 26 de julho a 1 de agosto de 2020

Cinema

ABC da Greve, de Leon Hirszman

Por que indicamos? O documentário, considerado um clássico do movimento do Cinema Novo, retrata a primeira greve brasileira fora das fábricas do Brasil, cobrindo os acontecimentos na região do ABC paulista, em 1979. À frente das manifestações, estava o então jovem Luiz Inácio Lula da Silva, em imagens que se tornaram icônicas para o movimento dos trabalhadores de todo o mundo.

Onde acessar? Disponível na SPCine Play, única plataforma pública brasileira de streaming audiovisual. Acesso gratuito até o final de 2020.

Música

Pássaros na Garganta/Asas do Etéreo, de Tetê Espíndola

Por que indicamos? Esse álbum duplo que traça um paralelo entre o início da carreira da cantora, compositora e instrumentista Tetê Espíndola, até sua atual fase artística. Reúne o icônico Pássaros na Garganta, de 1982, e o inédito Asas do Etéreo, repleto de participações especiais de nomes de peso da música brasileira, como Egberto Gismonti, Arrigo Barnabé, Hermeto Pascoal, Bocato, Jaques Morelenbaum, Duofel, entre outros.

Onde acessar? O álbum pode ser acessado no Sesc Digital, plataforma gratuita do Sesc São Paulo que transpõe as ações culturais para o ambiente digital.

Dança

Vitória Régia, de Alessandra Dorgan

Por que indicamos? A apresentação traz à tona a história de Naiá, uma mulher indígena que se apaixona por Jaci, a lua. Um amor impossível que faz com que ela se transforme e mergulhe em águas profundas. 

Onde acessar? Disponível na SPCine Play, única plataforma pública brasileira de streaming audiovisual. Acesso gratuito até o final de 2020.

Exposições virtuais

Memória Catavento

Por que indicamos? A Exposição "Memória Catavento" é composta por imagens do acervo fotográfico do museu, que ilustram momentos inusitados dos bastidores, montagens de exposições, assim como momentos emblemáticos que ajudam a construir essa trajetória de uma década do Museu de Ciências mais visitado de São Paulo.

Onde acessar? A exposição pode ser acessada na página do Museu Catavento no Google Arts & Culture, site mantido pelo Google em colaboração com museus espalhados por diversos países.

Para aprender mais sobre música e corpo

Corpo rítmico: o despertar da música através do corpo, instrumento e movimento, com Dani Zulu

Por que indicamos? Uma proposta pedagógica baseada na utilização do corpo como instrumento musical. Percussionista, professora de percussão, música corporal e envolvida com os ritmos e danças da cultura tradicional do Brasil, Dani Zulu explora os sons produzidos pelo corpo como ponto de partida dessa viagem: palmas, estalos, batidas no peito, sapateados, vácuos de boca, recursos vocais, entre vários outros sons. São formas de encadeamento sonoro que compõem melodias bastante pessoais, mas que conversam com todas as pessoas.

Onde acessar? No #CulturaEmCasa, plataforma pública e gratuita do governo do estado de São Paulo.

----

Dúvidas?cultura@ufabc.edu.br.

 

Edições anteriores


post indicacoes culturais 2

Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!