Semana de 1 a 7 de novembro de 2020
Cinema
Por que indicamos? O Laboratório Novas Histórias – Programa Sesc SP e Senac São Paulo de Desenvolvimento de Roteiros chegou a sua 10ª edição em 2020, adaptado ao formato online e realizado pela primeira vez somente com consultores brasileiros. Para celebrar os 10 anos da parceria, bem como aproximar os roteiristas internacionais, o Laboratório Novas Histórias oferece cinco painéis gravados com convidados brasileiros e internacionais sobre diferentes aspectos e temas da arte de escrever histórias. Com eles, o Laboratório Novas Histórias quer alcançar a todos que já se dedicam e aos que desejam se dedicar ao ofício de roteirista. O programa de desenvolvimento de roteiros começou em 1996, em parceria com o Sundance Institute e, ao longo de sua história, ajudou a formar uma nova geração de roteiristas e viu nascer filmes como Eu, Tu, Eles; Durval Discos; Cidade de Deus; O Invasor; O Dia em que Meus Pais Saíram de Férias; Que Horas Ela Volta; Duas Irenes e outros.
Onde acessar? O programa pode ser conferido no Sesc Digital, plataforma gratuita do Sesc São Paulo que transpõe as ações culturais para o ambiente digital.
Exposições
Por que indicamos? Para comemorar o Dia de Todos os Santos, o #CulturaEmCasa disponibiliza um catálogo com vídeos, publicações e imagens de diversas exposições realizadas nos últimos anos pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Onde acessar? No #CulturaEmCasa, plataforma pública e gratuita do governo do estado de São Paulo.
Teatro
Aproximações Pedagógicas: A Formação do Ator
Por que indicamos? Nesta série de oito episódios sonoros, vamos conhecer alguns centros de formação teatral da região de São Paulo, partindo da fundação, em 1948, de um dos cursos pioneiros, o da Escola de Artes Dramáticas (EAD), atravessando a segunda metade do século 20 até adentrar o século 21 com a criação da SP Escola de Teatro em 2010. Nesse percurso cronológico, podem-se observar as transformações do país, do teatro brasileiro e do ensino ao longo dessas décadas, que viram a profissionalização do teatro, as mudanças nas universidades e no entendimento da formação do artista e o surgimento de coletivos teatrais que trabalham de maneira horizontalizada. Esses aspectos transversais são contemplados nos episódios da série de podcasts, que trazem entrevistas com coordenadores e professores das oito instituições e se aprofundam nas particularidades de cada uma delas para traçar um mosaico das possibilidades de formação do ator profissional hoje.
Onde acessar? A série está disponível no Sesc Digital, plataforma gratuita do Sesc São Paulo que transpõe as ações culturais para o ambiente digital.
Para aprender
Música e cultura de São Paulo no século XIX, com Juliana Ripke
Por que indicamos? A pianista e compositora Juliana Ripke nos mostra a influência da música de Heitor Villa-Lobos na obra de Tom Jobim a partir de confluências e intertextualidades entre ambos. Veremos como a obra de Villa-Lobos tem sido recebida e apropriada pela música popular nas últimas décadas, comparando as composições dos dois maestros, empregando diferentes ferramentas analíticas em diversos aspectos.
Racismo e ciência no Brasil, com Katemari Rosa e João Cezar de Castro Rocha
Por que indicamos? Katemari Rosa é mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA, mestre em Science Education pelo Teachers College e doutora em Science Education pela Columbia University. Katemari está à frente do projeto "Contando nossa história: negras e negros nas ciências, tecnologias e engenharias no Brasil", que pretende mapear cientistas negros brasileiros, resgatar suas histórias por meio da produção de materiais de divulgação científica e divulgá-los mundo afora, uma iniciativa inédita no Brasil. Confiram o que a pesquisadora tem a dizer sobre gênero, ciência e questões raciais.
Onde acessar? No #CulturaEmCasa, plataforma pública e gratuita do governo do estado de São Paulo.
----
Dúvidas?cultura@ufabc.edu.br.
Edições anteriores