Projetos aprovados pelo Edital do PAE - Programa de Ações Extensionistas para 2015:
Coordenação: MICHELLE SATO FRIGO
Resumo: O Projeto “Agroecologia na Escola” atenderá a rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo/SP, priorizando as unidades que aderiram ao programa municipal de horta escolar da Secretaria de Educação – Departamento de Ações Educacionais, bem como as comunidades universitárias dos campi de São Bernardo do Campo/SP e Santo André/SP da UFABC. Com relação ao público, este será definido com a Secretaria de Educação – Departamento de Ações Educacionais de São Bernardo do Campo/SP, no entanto, de acordo com o Censo Escolar de 2013, existem 58.588 alunos matriculados na rede municipal de ensino (Educação Infantil, Educação Especial e Ensino Fundamental 1), contando com 2.409 professores
(IBGE, 2012), ou seja, há um universo de possíveis 60.997 membros da comunidade escolar municipal para participação no projeto.
Coordenação: Claudia Celeste Celestino de Paula Santos
Resumo: O projeto "ASTROEM III - Uma Proposta de Ensino de Mecânica Aplicada Integrada à Astronáutica, à Aeronáutica e à Astronomia para Alunos do Ensino Médio e Ampliando para Alunos do Ensino Fundamental II" é a continuidade do projeto ASTROEM I e II. Neste sentido continuamos com o objetivo de planejar, confecçionar e a aplicar cursos sobre mecânica aplicada visando também à astronáutica, à aeronática e à astronomia para alunos do ensino médio e, agora também, para alunos de ensino fundamental II, fornecendo, atividades que possam facilitar a aprendizagem e a interdisciplinaridade. A inserção do ensino fundamental II foi um levantamento oferecido pela escola parceira ao projeto ASTROEM situada em Mauá. Neste levantamento mostraram que o grupo ASTROEM poderiam ajudar na melhora do ensino também nesta fase visto que diversos conteúdos abordados no curso oferecido poderiam ser adaptados e aplicados ao ensino fundamental II. No sentido de melhorar o entendimento dos alunos de ensino médio e de ensino fundamental ao tema, mecânica aplicada, podemos citar o projeto - Uma proposta de Laboratório de Ensino Interdisciplinar na UFABC e a Inserção da Mecânica Aplicada no Ensino Médio (fomento – CNPq/Vale) [1]. Neste projeto foi abordado uma maneira de diminuir a barreira entre a teoria e a prática utilizando experimentos com o Lego mindstorms na tentativa de abordar os conceitos básicos de mecânica aplicada.
Este projeto, em acordo com o projeto pedagógico da UFABC [2], pois pretende facilitar o contato direto de professores da rede pública com a realidade dos estudantes e profissionais da UFABC, das engenharias, da biologia, da matemática, da física, etc., ou seja, envolver os alunos e os profissionais das diversas áreas dos cursos oferecidos pela UFABC na comunidade escolar da cidade de Santo André. Os resultados anteriores mostrarm que a participação do ASTROEM vem cumprido seu papel de divulgação e incentivo a novos estudantes para a área visto que grupos foram criados nas áreas de astronomia e astronáutica com participações efetivas em eventos relacinados a área, como exemplo, a olimpíada de astronomia, dentre outros. Além disto, o projeto ASTROEM também tem um papel de divulgação e sócio-educativo visto que, da interação entre os alunos da UFABC e dos alunos de ensino médio, alguns alunos se incentivaram a particpar do curso preparatório, ou seja, este contato mostrou que a distância imaginada poderia ser quedrada com a oportunidade de entrar dentro de um curso de nível superior.
Coordenação: MARIA TERESA CARTHERY GOULART
Resumo: Esta proposta consiste em uma continuidade do projeto "Estimulação Cognitiva: exercitando a mente para um envelhecimento saudável" que, duranto o segundo semestre de 2014 e com o apoio da PROEX, promoveu oficina de treino cognitivo a dois grupos de 15 idosos da região do ABC. O projeto gerou grande interesse da comunidade, com cerca de 100 inscritos, após visita dos docentes e pós-graduandos envolvidos no projeto ao Centro de Referência do Idoso de Santo André (CRISA) e divulgação no Diário do Grande ABC durante o segundo semestre de 2014.
Em 2015, pretendemos atender ao público que ficou em lista de espera, bem como desenvolver um curso de agentes multiplicadores para o CRISA, que nos indicou cerca de 35 oficinistas que atuam na região do grande ABC e que gostariam de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Os objetivos do projeto " AtivAmente -UFABC " são: (1) Realizar programas de treino cognitivo, dirigidos à população idosa sem declínio cognitivo patológico a fim de otimizar seu funcionamento cognitivo, enfocando a melhora da memória, atenção e velocidade de processamento de informações; (2) Promover o acesso da população idosa ao câmpus da UFABC, divulgando o conhecimento científico sobre Neurociência e Cognição a esta população; (3) Propiciar a intergeracionalidade entre idosos e estudantes; (4) Promover a aplicação prática de conhecimentos adquiridos em disciplinas do Bacharelado em Neurociência e Cognição e dos cursos associados ao Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) e ao Bacharelado em Ciência e Humanidades (BCH), favorecendo o processo de formação dos estudantes.
Serão oferecidas duas oficinas ao longo do ano, com duração aproximada de dois meses cada. Cada oficina contará com oito encontros, sendo esses realizados semanalmente e com duração de 90 minutos. Serão realizadas atividades educativas e de divulgação científica, incluindo palestras sobre cognição e envelhecimento saudável, bem como exercícios práticos visando conscientização e aprendizado de estratégias para facilitar a atenção visual, auditiva e visuo-espacial; funções executivas; memória e velocidade de processamento de informações. Os encontros serão acompanhados pelos docentes e estudantes de pós-graduação em Neurociência e Cognição e preparados pela equipe de estudantes de graduação e pós-graduação, a fim de incentivar o raciocínio crítico e a autonomia no processo de busca por conhecimentos. Os participantes idosos responderão a questionários e testes cognitivos pré e pós-intervenção a fim de levantar o impacto objetivo e subjetivo do programa e de favorecer a reflexão sobre os aspectos trabalhados. Os estudantes serão convidados a avaliar as ações, destacando possíveis contribuições para o conhecimento teórico-prático adquirido. As oficinas, por sua vez, gerarão dados sobre a plasticidade cognitiva de idosos e os processos que a subsidiam. Os alunos contribuirão com o desenvolvimento de um curso voltado para agentes multiplicadores que será oferecido aos oficinistas do CRISA.
Coordenação: HUMBERTO DE PAIVA JUNIOR
Resumo: Um inventário de sistemas de transportes consiste num levantamento dos meios de transportes na região de estudo,bem como, dos documentos técnicos sobre transportes,planos, projetos e atualização ou produção de mapas e bases de dados georreferenciados. Esse projeto de extensão é uma continuação e ampliação dos projetos de pesquisa e extensão realizados em 2012, 2013 e 2014 para a construção do inventário de transportes do município de Santo André e Mauá (SP).
Esses projetos estão inseridos na linha de pesquisa Cidade, Poluição e Clima, sobre emissões de fontes móveis e metodologia de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, que prevê nove projetos de pesquisa. Os dois primeiros foram concluídos em agosto de 2012, sendo que um deles investigou a metodologia para realizar um inventário do sistema viário do município de Santo André usando o software AIMSUN. O objetivo desse projeto de extensão é ampliar e divulgar a experiência obtida com o projeto de Santo André e Mauá, fortalecendo os laços com a comunidade técnica, compartilhando conhecimentos gerados na pesquisa e ampliar a rede modelada na macrometrópole paulista. O método de trabalho consiste na formação de equipes mistas de discentes e profissionais convidados que serão treinados para utilização de ferramentas de modelagem a fim de executarem o inventário na RMC. O banco de dados gerado nesse projeto será publicado para que a comunidade técnica e científica desenvolva modelos de redes de sistemas de transportes para as regiões de estudo, subsidiando os gestores locais e os trabalhos educacionais e de pesquisa da universidade.
Coordenação: HUEDER PAULO MOISÉS DE OLIVEIRA
Resumo: Levar atividades relacionadas aos conteúdos de Química para as escolas, mostrando através de experimentos simples os conceitos da disciplina. Poderão ser abordados conceitos relacionados à outras disciplinas como Física, Matemática e Bioquímica.
Coordenação: IGOR FUSER
Resumo: Estudo de temas da história global do século XX por meio da projeção de filmes acompanhada de palestras de especialistas e debate com o público. Em cada sessão, será projetado um filme (documentário ou ficção) relacionado com um dos temas do programa. Os convidados - docentes universitários com reconhecida qualificação na respectiva área temática - participarão do evento em bases voluntárias. As sessões terão a duração média de 3 horas. (Ciclo de Cinema da UFABC)
http://proex.ufabc.edu.br/eventos
Coordenação: JOSÉ PAULO GUEDES PINTO
Resumo: O presente trabalho propõe a continuação do projeto de extensão aprovado pelo Edital PAE2014, no qual analisa o contexto histórico e atual que envolve a relação de produção e consumo de alimentos no Brasil, com base nos resultados de pesquisas sobre a inacessibilidade à alimentação adequada, que é garantida pelos Direitos Sociais, constante na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional e, tratados internacionais. Mediante este cenário, o projeto propõe uma nova forma de ação política e coletiva que contrapõe o consumo tradicional, através da formação dos grupos de consumo de alimentos na Universidade Federal do ABC e Associação Oeste de Diadema, visando à compra coletiva de alimentos agroecologicos e orgânicos, comprando diretamente da agricultura familiar e valendo-se do comércio justo, para negociação de preços e valorização da produção. Propõe também a conscientização e formação dos envolvidos em três eixos: autogestão, agroecologia e nutrição.
Coordenação: Cláudia Celeste Celestino de Paula Santos
Resumo: O curso apresenta tópicos fundamentais de astronáutica relacionados com a dinâmica orbital e rotacional de veículos espaciais. O curso é dividido em duas partes, a primeira relacionada com a dinâmica de lançamento e vôo sub-orbital, e a segunda relacionada com a dinâmica do vôo espacial e interplanetário. Proporcionar aos estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e demais interessados na área de dinâmica de vôo espacial, um aprofundamento de seus conhecimentos relacionados com a dinâmica de vôo orbital e rotacional de veículos espaciais, de modo a melhor prepara-los para o mercado de trabalho, seja na área acadêmica, centros de pesquisas ou indústria aeroespacial. Com o aperfeiçoamento nesta área, os participantes estarão melhor preparados para participarem de concursos públicos e privados na área.
Coordenação: SERGIO DAISHI SASAKI
Resumo: Este projeto tem como objetivos a realização de palestras sobre a Dengue e a forma de prevenção da mesma para alunos do ensino fundamental de escolas públicas das cidades da região do ABC paulista. Outro objetivo do projeto é verificar os níveis de conhecimento sobre a dengue por estes alunos e o nível de retenção da informação transmitida após a palestra por meio da aplicação de questionários. Para a execução do projeto um grupo de alunos de graduação da UFABC e o coordenador do projeto elaborarão as palestras, confeccionarão o material de divulgação sobre os métodos de combate ao mosquito transmissor da dengue e realizarão os contatos com as escolas para a execução das palestras e aplicação dos questionários de coleta de dados.
Coordenação: Jerônimo Cordoni Pellegrini
Resumo: Imersão no mundo da Cultura Livre, especificamente em produção de Software Livre. Tal imersão se dará por: minicurso de colaboração em software livre; minicurso de desenvolvimento de software livre; palestras; prática de desenvolvimento de software livre.
Coordenação: JOSÉ JAVIER SÁEZ ACUÑA
Resumo: A Infanteria - Bateria da UFABC é um grupo composto por alunos, técnicos administrativos e professores, que desde 2009 busca a integração de pessoas de diferentes segmentos dentro da Universidade. A principal proposta da Infanteria é divulgar o nome da UFABC, por meio da cultura, a música, particularmente do samba, também como desevolver o potencial humano (na destreza musical) das pessoas que circulam pela UFABC. Desde 2010 isso vem acontecendo com freqüência, pois a bateria participa de torneios nacionais e estaduais, sendo que do nacional é a atual bicampeã e do estadual campeã. Um outro segmento da Infanteria é incentivar a torcida da UFABC em Jogos Universitários, tendo assim participação decisiva nos esportes que a UFABC têm representatividade.
A Infanteria é um grupo aberto, isto é, qualquer pessoa pode participar (seja ou não seja vinculado à UFABC). Ao longo dos 5 anos de existência, mais de 160 pessoas já passaram pela bateria, desenvolvendo as mais diversas atividades.
A organização administrativa da Infanteria é bem dividida, com um presidente, um vice-presidente, três diretores gerais culturais, 7 diretores divididos nas seguintes áreas: Financeiro, Patrimônio, Social, Comunicação, Secretário. Dessa forma consegue-se desenvolver junto ao projeto a aprendizagem em áreas de gestão.
Coordenação: ANDRÉ LUIZ BRANDÃO
Resumo: O projeto tem o objetivo de desenvolver um jogo digital com o intuíto de esclarecer para o público em geral o que são os esportes paralímpicos. A tentativa de parceria junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro se daria por meio do Centro de Treinamento Paralímpico de São Caetano do Sul, onde alguns dos principais atletas da seleção dos esportes paralímpicos realizam treinamentos.
Coordenação: MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS CAPECCHI
Resumo: Este projeto vem na sequência do projeto de extensão em andamento na UFABC intitulado "Jogos teatrais e a formação do professor reflexivo" que visa explorar a utilização de jogos teatrais e sociodrama como instrumentos para fomentar, nos jogadores e participantes, uma postura crítico-reflexiva acerca da relação pedagógica professor-alunos-conhecimento. Este objetivo é baseado no potencial que os jogos teatrais apresentam para a mobilização de um olhar observador dos participantes sobre si mesmos, percebendo suas capacidades e o espaço à sua volta, identificando e refletindo sobre suas representações sobre a relação pedagógica e seus componentes.
O projeto em andamento compreende a formação de um grupo de estudos sobre jogos teatrais e formação de professores, com vistas a promover, entre os participantes, a vivência do laboratório teatral, associada ao trabalho com textos relacionados à temática do projeto e a escrita de diários em que, a cada vivência, constem as impressões e avaliações de cada participante sobre seus processos de reflexão culminando com a construção de uma pequena dramaturgia, composta por meio de cenas elaboradas pelo grupo no laboratório teatral, que será utilizada como dramaturgia ancoradoura em um sociodrama público a ser realizado na UFABC. Ao longo do atual projeto seus participantes têm feito propostas que uma vez experimentadas necessitam de um tempo maior para reflexão a partir das impressões sucitadas e das expressões registradas.
Nesta nova proposta pretende-se então fazer uma reflexão sobre o processo vivenciado visando dar subsídios aos professores em suas ações práticas de sala de aula. Para que isso ocorra, o grupo já constituído (porém aberto a inserção de outros participantes que assim o desejarem) terá como ações a organização e análise dos registros cênicos em vídeos e em seus diários já experimentados no projeto anterior por meio de estudos teóricos-metodológicos que possam mediar a proposição de ações interventivas didático-pedagógicas.
Coordenação: João Paulo Gois
Resumo: O avanço tecnológico da computação e das engenharias tem agido como facilitadores na preservação e divulgação da história mundial. Iniciativas de catalogar, digitalizar e reconstruir modelos computacionais tridimensionais fiéis de acervos e sítios históricos têm sido cada vez mais constante, permitindo assim que pessoas em áreas remotas consigam, através de um computador e acesso à internet, contemplar e analisar obras artísticas em qualquer lugar do mundo [1,4]. Em particular, duas iniciativas mundialmente conhecidas de reconstrução tridimensional de obras de artes são o The Digital Michelangelo Project [2] e Aleijadinho 3D [3]. A presente proposta, objetiva realizar um levantamento histórico de monumentos, obras de artes e arquitetônicas que ilustram a história do grande ABC e de São Paulo Capital, bem como reconstruí-los tridimensionalmente com o auxílio do estado-da-arte de softwares de computação gráfica e de equipamentos de engenharia. Este projeto piloto focará inicialmente no estudo da reconstrução de pontos históricos da Vila de Paranapiacaba, estendendo futuramente para outros monumentos e pontos historicamente relevantes do grande ABC e de São Paulo.
Coordenação: LUIS ROBERTO DE PAULA
Resumo: Trata-se de obter apoio financeiro para a realização de consultas e diagnósticos junto aos atores elencados (comunidades tradicionais, seus parceiros institucionais atuais e potenciais - como é o caso da prória UFABC) visando à formulação de uma proposta de implementação de um curso de Gestão Ambiental e Territorial na UFABC em nível de graduação voltado exclusivamente para estudantes pertencentes a comunidades tradicionais reconhecidas enquanto tais pelos órgãos gobvernamentais e não-governamentais que atuam na área.
Coordenação: RODRIGO LUIZ OLIVEIRA RODRIGUES CUNHA
Resumo: O xadrez é uma atividade desportiva pouco valorizada no Brasil. Na UFABC, um grupo de alunos voluntários vem se dedicando à prática deste desporte no saguão do piso térreo do bloco A desde 2012. Com o intuito de consolidar a prática do xadrez na UFABC, ampliando a integração interna entre discentes e funcionários da UFABC (técnicos administrativos e docentes) temos como proposta iniciar o programa "XADREZ PARA TODOS". Este programa serviria de apoio para reforçar a integração local da UFABC com alunos de ensino médio das escolas da região interessados em apredender ou praticar este esporte milenar. Neste primeiro momento, estas atividades seriam realizadas no campus de Santo André.