Coordenação: MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS CAPECCHI
Resumo: Este projeto vem na sequência do projeto de extensão em andamento na UFABC intitulado "Jogos teatrais e a formação do professor reflexivo" que visa explorar a utilização de jogos teatrais e sociodrama como instrumentos para fomentar, nos jogadores e participantes, uma postura crítico-reflexiva acerca da relação pedagógica professor-alunos-conhecimento. Este objetivo é baseado no potencial que os jogos teatrais apresentam para a mobilização de um olhar observador dos participantes sobre si mesmos, percebendo suas capacidades e o espaço à sua volta, identificando e refletindo sobre suas representações sobre a relação pedagógica e seus componentes.
O projeto em andamento compreende a formação de um grupo de estudos sobre jogos teatrais e formação de professores, com vistas a promover, entre os participantes, a vivência do laboratório teatral, associada ao trabalho com textos relacionados à temática do projeto e a escrita de diários em que, a cada vivência, constem as impressões e avaliações de cada participante sobre seus processos de reflexão culminando com a construção de uma pequena dramaturgia, composta por meio de cenas elaboradas pelo grupo no laboratório teatral, que será utilizada como dramaturgia ancoradoura em um sociodrama público a ser realizado na UFABC. Ao longo do atual projeto seus participantes têm feito propostas que uma vez experimentadas necessitam de um tempo maior para reflexão a partir das impressões sucitadas e das expressões registradas.
Nesta nova proposta pretende-se então fazer uma reflexão sobre o processo vivenciado visando dar subsídios aos professores em suas ações práticas de sala de aula. Para que isso ocorra, o grupo já constituído (porém aberto a inserção de outros participantes que assim o desejarem) terá como ações a organização e análise dos registros cênicos em vídeos e em seus diários já experimentados no projeto anterior por meio de estudos teóricos-metodológicos que possam mediar a proposição de ações interventivas didático-pedagógicas.