Coordenação: Claudia Celeste Celestino de Paula Santos
Resumo: O projeto "ASTROEM III - Uma Proposta de Ensino de Mecânica Aplicada Integrada à Astronáutica, à Aeronáutica e à Astronomia para Alunos do Ensino Médio e Ampliando para Alunos do Ensino Fundamental II" é a continuidade do projeto ASTROEM I e II. Neste sentido continuamos com o objetivo de planejar, confecçionar e a aplicar cursos sobre mecânica aplicada visando também à astronáutica, à aeronática e à astronomia para alunos do ensino médio e, agora também, para alunos de ensino fundamental II, fornecendo, atividades que possam facilitar a aprendizagem e a interdisciplinaridade. A inserção do ensino fundamental II foi um levantamento oferecido pela escola parceira ao projeto ASTROEM situada em Mauá. Neste levantamento mostraram que o grupo ASTROEM poderiam ajudar na melhora do ensino também nesta fase visto que diversos conteúdos abordados no curso oferecido poderiam ser adaptados e aplicados ao ensino fundamental II. No sentido de melhorar o entendimento dos alunos de ensino médio e de ensino fundamental ao tema, mecânica aplicada, podemos citar o projeto - Uma proposta de Laboratório de Ensino Interdisciplinar na UFABC e a Inserção da Mecânica Aplicada no Ensino Médio (fomento – CNPq/Vale) [1]. Neste projeto foi abordado uma maneira de diminuir a barreira entre a teoria e a prática utilizando experimentos com o Lego mindstorms na tentativa de abordar os conceitos básicos de mecânica aplicada.
Este projeto, em acordo com o projeto pedagógico da UFABC [2], pois pretende facilitar o contato direto de professores da rede pública com a realidade dos estudantes e profissionais da UFABC, das engenharias, da biologia, da matemática, da física, etc., ou seja, envolver os alunos e os profissionais das diversas áreas dos cursos oferecidos pela UFABC na comunidade escolar da cidade de Santo André. Os resultados anteriores mostrarm que a participação do ASTROEM vem cumprido seu papel de divulgação e incentivo a novos estudantes para a área visto que grupos foram criados nas áreas de astronomia e astronáutica com participações efetivas em eventos relacinados a área, como exemplo, a olimpíada de astronomia, dentre outros. Além disto, o projeto ASTROEM também tem um papel de divulgação e sócio-educativo visto que, da interação entre os alunos da UFABC e dos alunos de ensino médio, alguns alunos se incentivaram a particpar do curso preparatório, ou seja, este contato mostrou que a distância imaginada poderia ser quedrada com a oportunidade de entrar dentro de um curso de nível superior.