Coordenação: MARIA TERESA CARTHERY GOULART
Resumo: Esta proposta consiste em uma continuidade do projeto "Estimulação Cognitiva: exercitando a mente para um envelhecimento saudável" que, duranto o segundo semestre de 2014 e com o apoio da PROEX, promoveu oficina de treino cognitivo a dois grupos de 15 idosos da região do ABC. O projeto gerou grande interesse da comunidade, com cerca de 100 inscritos, após visita dos docentes e pós-graduandos envolvidos no projeto ao Centro de Referência do Idoso de Santo André (CRISA) e divulgação no Diário do Grande ABC durante o segundo semestre de 2014.
Em 2015, pretendemos atender ao público que ficou em lista de espera, bem como desenvolver um curso de agentes multiplicadores para o CRISA, que nos indicou cerca de 35 oficinistas que atuam na região do grande ABC e que gostariam de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Os objetivos do projeto " AtivAmente -UFABC " são: (1) Realizar programas de treino cognitivo, dirigidos à população idosa sem declínio cognitivo patológico a fim de otimizar seu funcionamento cognitivo, enfocando a melhora da memória, atenção e velocidade de processamento de informações; (2) Promover o acesso da população idosa ao câmpus da UFABC, divulgando o conhecimento científico sobre Neurociência e Cognição a esta população; (3) Propiciar a intergeracionalidade entre idosos e estudantes; (4) Promover a aplicação prática de conhecimentos adquiridos em disciplinas do Bacharelado em Neurociência e Cognição e dos cursos associados ao Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) e ao Bacharelado em Ciência e Humanidades (BCH), favorecendo o processo de formação dos estudantes.
Serão oferecidas duas oficinas ao longo do ano, com duração aproximada de dois meses cada. Cada oficina contará com oito encontros, sendo esses realizados semanalmente e com duração de 90 minutos. Serão realizadas atividades educativas e de divulgação científica, incluindo palestras sobre cognição e envelhecimento saudável, bem como exercícios práticos visando conscientização e aprendizado de estratégias para facilitar a atenção visual, auditiva e visuo-espacial; funções executivas; memória e velocidade de processamento de informações. Os encontros serão acompanhados pelos docentes e estudantes de pós-graduação em Neurociência e Cognição e preparados pela equipe de estudantes de graduação e pós-graduação, a fim de incentivar o raciocínio crítico e a autonomia no processo de busca por conhecimentos. Os participantes idosos responderão a questionários e testes cognitivos pré e pós-intervenção a fim de levantar o impacto objetivo e subjetivo do programa e de favorecer a reflexão sobre os aspectos trabalhados. Os estudantes serão convidados a avaliar as ações, destacando possíveis contribuições para o conhecimento teórico-prático adquirido. As oficinas, por sua vez, gerarão dados sobre a plasticidade cognitiva de idosos e os processos que a subsidiam. Os alunos contribuirão com o desenvolvimento de um curso voltado para agentes multiplicadores que será oferecido aos oficinistas do CRISA.