Semana de 8 a 14 de novembro de 2020
Cinema
Por que indicamos? O Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade é um festival de cinema internacional da cidade de São Paulo voltado para diversidade. Entre curtas e longas, há 101 filmes de 24 países. Entre os temas mais recorrentes está a própria pandemia, além da volta do sexo e do bom humor, que tinham rareado nas últimas edições.
Onde acessar? A programação completa do festival pode ser encontrada no site do 28º Festival Mix Brasil.
Dica extra: Um catálogo do festival pode ser encontrado no site da SPCine Play, única plataforma pública brasileira de streaming audiovisual. Outro catálogo pode ser encontrado no site do Sesc Digital.
Mostra de Cinema Tikmũ ́ũn/Maxakali 2020
Por que indicamos? A Mostra de Cinema Tikmũ ́ũn/Maxakali apresenta uma seleção de longas e curtas-metragens de live action e animação que giram em torno da temática indígena, exibidos online e gratuitamente ao longo de novembro na plataforma de streaming da SPCine Play. A programação está estruturada em cinco sessões temáticas: Cine Caça-Ritual, Fazendo Território, Fazendo Corpo, Memória e Ūn Ka’ok - Mulheres Fortes.Originários dos vales dos rios Doce, Jequitinhonha, Pardo e Mucuri, os Tikmũ’ũn, como se auto-denominam, são conhecidos pela sociedade nacional como Maxakali, etnônimo que também designa o seu idioma pertencente ao tronco Macro-Jê. Seu território tradicional se estende por uma vasta área, outrora coberta pela Mata Atlântica, entre os atuais estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.
Onde acessar? Os filmes podem ser encontrados no catálogo da mostra no site da SPCine Play, única plataforma pública brasileira de streaming audiovisual. Acesso gratuito até o final de 2020.
Esporte
Por que indicamos? Esporte em Jogo é uma série com oito encontros que reúne especialistas da área de esportes, atletas, treinadores e convidados especiais. Cada encontro possui um tema específico e duração de 2 horas, com mediação do jornalista esportivo José Trajano.
Onde acessar? O programa pode ser conferido no Sesc Digital, plataforma gratuita do Sesc São Paulo que transpõe as ações culturais para o ambiente digital.
Para aprender
Imprensa e difamação, com Isabel Lustosa
Por que indicamos? Isabel Lustosa é historiadora, cientista política e escritora, conhecida por suas pesquisas sobre a história da imprensa no Brasil. Nesta palestra, Isabel fala sobre a atmosfera ofensiva e desprovida de regras em que nasceu a imprensa brasileira, no período pré-Independência.
Onde acessar? No #CulturaEmCasa, plataforma pública e gratuita do governo do estado de São Paulo.
--------
Dúvidas?cultura@ufabc.edu.br.
Edições anteriores