Desde 2011, por meio de projetos de extensão e programas de iniciação científica, o professor do curso de Engenharia Ambiental e Urbana, Humberto de Paiva Jr e estudantes bolsistas e voluntários desenvolvem a pesquisa Cidade, Poluição e Clima: inventário de transportes dos municípios de Santo André e Mauá.
O problema central da linha de pesquisa Cidade, Poluição e Clima (CPC) é estabelecer relações entre o processo de desenvolvimento de uma cidade, os níveis e tipos de poluição que ela gera e o grau de contribuição dessa poluição para as mudanças climáticas. O entendimento dessas relações possibilitará um melhor planejamento do uso e ocupação do espaço urbano visando a sua sustentabilidade.
Dada a diversidade de impactos que as atividades socioeconômicas geram em função da complexidade dos sistemas urbanos, foi necessário escolher um tema inicial e a primeira frente de trabalho abordada pelo CPC foi a relação entre os sistemas de transportes e o meio ambiente.
Desde 2011, através de programas de iniciação científica e ações extensionistas da UFABC, a linha de pesquisa CPC tem desenvolvido um conjunto de trabalhos visando a formulação de uma metodologia de planejamento, projeto e monitoramento de sistemas de transportes, adequado aos métodos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), para quantificar reduções certificadas de emissões de Gases do Efeito Estufa, proporcionadas por inovações em sistemas de transportes.
A seguir são descritos os principais objetivos, métodos e resultados dos projetos de extensão universitária 029/2013 e 003/2014 realizados nos municípios Santo André e Mauá.
Objetivos Gerais
Estabelecer uma relação de cooperação técnica e científica entre a UFABC e as principais empresas de planejamento e gestão de transportes do ABCD paulista e da Macrometrópole de São Paulo.
Objetivos Específicos
Construir um modelo de rede de transportes para o município de Mauá (PROEX 003/2014) e integrar esse modelo ao do município de Santo André (PROEX 029/2013).
Aproximar a comunidade discente das empresas públicas de planejamento e gestão de serviços de transportes do Município de Mauá e da Macrometrópole.
Capacitar um grupo de alunos da UFABC em modelagem de transportes a fim de prover monitores para as disciplinas da UFABC correlacionadas e candidatos à projetos de iniciação científica nesse assunto.
Desenvolver um conjunto de publicações técnicas e científicas para divulgação dos resultados do projeto.
Gerar materiais bibliográficos para as disciplinas da UFABC correlacionadas com esse assunto.
Metodologia
A metodologia de trabalho divide-se em atividades de mapeamento das características físicas da infraestrutura viária, localização georeferenciada de equipamentos de sinalização e controle de tráfego bem como, terminais e itinerários de serviços de transportes coletivos. A partir desses dados e informações sobre as características da demanda de tráfego e oferta de serviços públicos de transportes, realiza-se a modelagem e simulação das condições de operação dos veículos automotores no sistema viário das áreas de estudo e através dos resultados da modelagem do fluxo de veículos estima-se a magnitude de emissões de carbono. Essa metodologia começou a ser desenvolvida durante os projetos de iniciação científica dos alunos Gustavo Cesar Santos Silvae Luis Henrique Kalil Duarte.
Resultados
Até o momento foram obtidos os seguintes resultados:
• Mapeamento de 528 km de vias urbanas com 2.290 interseções no município de Santo André;
• Modelagem e avaliação de reduções de emissão de carbono no corredor de ônibus Carijos (Santo André);
• Modelagem e avaliação de reduções de emissão de carbono para a proposta do corredor de ônibus da Av. Indústrial (Santo André);
• Início da modelagem do sistema viário de Mauá (aproximadamente 400km)
• Capacitação de 33 alunos para aplicação de ferramentas de microsimulação em estudos ambientais;
• Apresentação de conceitos básicos de microsimulação para técnicos da prefeitura de Santo André e EMTU;
• Contribuição do grupo CPC para o ensino e pesquisa nas áreas de Transporte e Mobilidade Urbana e Engenharia Ambiental;
• Canal YouTube – Cidade, Poluição e Clima.
Figura 1: Sistema de vias microsimuladas nos municípios de Santo André e Mauá
Figura 2: Exemplo de microsimulação de tráfego (software AIMSUN)
Colaboradores:
Participantes:
Bolsistas 2013
• Anna Cláudia Morashashi
• Claudia Cosme Mascarenhas
• Ellen Emerich Carulli
• Erico Pizarro Mizuno Kakuda
• Gustavo Cesar Santos Silva
• Julia Pizarro Mizuno Kakuda
• Paulo Henrique Tofanello da Costa
• Victor Kenji Oshiro
Bolsistas 2014
• Claudia Cosme Mascarenhas
• Ellen Emerich Carulli
• Gustavo Cesar Santos Silva
• Miriã de Oliveira Souza
• Victor Kenji Oshiro
Voluntários 2013
• AloáDandara de Oliveira de Souza
• Daniela Almeida da Silva
• David Batista de Paula
• Fernanda Sayuri Suzuki
• Gabriella Santos de Castro
• Ingryd Dourado de Lima Caires
• Iris Moura Esteves Coluna
• João Carlos dos Santos Barbosa
• Jonas dos Santos Ribeiro
• Joyce Louise da Silva Costa
• Karina Frederico e Silva
• Leticia Oldal Scabora
• Luis Henrique Kalil Duarte
• Miriã de Oliveira Souza
• Rafael Silva Ennes
• Regiane Yuko Hyodo
• Roberlene Gonzales de Oliveira
• Rodolfo Baesso Moura
Voluntários 2014
• Aloá Dandara de Oliveira de Souza
• Fabio Willy Parno
• Gabrielle Gomes Calado
• Isabela Garcia Dias Thobias
• João Carlos dos Santos Barbosa
• Leticia Oldal Scabora
• Luiza Alaniz Garcia
• Marcela Jara Maregatti
• Marcio Yukihiro Kohatsu
• Elissa Mitsuko Tokusato
• Luis Henrique Kalil Duarte
Algumas fotos da equipe: