Projetos em destaque

Confira as fotos do curso de Multiplicadores no Ensino de Botânica

 

Mais um curso oferecido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura UFABC coordenado pela Profa. Dra. Andréa Onofre de Araújo.

Seu objetivo foi formar e atualizar o público em relação a assuntos referentes à Biologia Vegetal, como técnicas de cultivo de plantas, coleta e preservação de material botânico, preservação e legislação ambiental.

Confira as fotos do curso

O curso de extensão "Comunicação eficaz na UFABC" acaba de formar suas duas primeiras turmas!

 

A atividade fez parte no Programa de Capacitação de Terceirizados da UFABC, um dos alicerces para a implementação da inclusão dos servidores terceirizados da UFABC à vida comunitária, garantindo a esses o direito de usufruir das facilidades e oportunidades promovidas pela comunidade universitária.

O curso de Comunicação Eficaz teve duas turmas, compostas por funcionários das áreas de segurança, recepção, portaria e zeladoria, além de estagiários da UFABC.

alunos do curso "Comunicação eficaz na UFABC"

Na foto, alunos do curso Comunicação Eficaz na UFABC

As servidoras Márcia Lúpia e Cleide Silva apresentaram a proposta ao edital com o objetivo de tornar a comunicação entre os terceirizados e a comunidade mais eficaz e menos confusa, melhorar o uso da língua (oral e escrita) e fazer com que os participantes usufruam o ambiente universitário para aprimorar seus conhecimentos, inspirando-os a procurar o aperfeiçoamento profissional e até mesmo a carreira pública.

O curso teve duração de 2 meses, com aulas 2 vezes por semana, e contou com as professoras voluntárias Vilma Lemos (membro da comunidade externa) e Gabriela Maruno (servidora da ProEC).

Projeto de Extensão incentiva o consumo responsável na Comunidade Acadêmica da UFABC

 

Coletivo Consumo2Com um pouco mais de um ano de existência, o projeto “Coletivo de Consumo UFABC” já atingiu mais de 780 famílias da região, incentivando o consumo responsável e criando grupos de consumo dentro da UFABC e na Associação Oeste de Diadema.

Coordenado inicialmente pelo técnico administrativo Vinícius Tadeu Carmo e agora em seu segundo ano pelo Prof. José Paulo Guedes Pinto, o projeto visa à compra coletiva de alimentos agroecológicos e orgânicos, vindos diretamente da agricultura familiar, para valorizar a produção de pequenos agricultores por meio de um comércio justo e do incentivo ao consumo responsável.

Mas o que significa consumo responsável? Para responder a essa pergunta é necessária uma reflexão crítica à cerca de onde vem e para onde vão os produtos que você consome diariamente. Em uma pesquisa realizada pelo projeto, foi constatado que as pessoas compram os produtos de diversos gêneros levando em consideração apenas o seu desejo e sua necessidade, sem pensar no que esse ato provoca ao mundo à sua volta.

Com o consumo de alimentos, esse sentimento continua o mesmo. A maioria das pessoas se preocupa mais com a aparência, sabor e preço do alimento, deixando de lado suas consequências para a saúde, o meio ambiente, a sociedade, a cultura, a economia e o mundo. Lembrando também que, muitas vezes, ao comprar um produto estamos alimentando atitudes que podem ou não ser sustentáveis.

Coletivo Consumo1

Feita essa reflexão crítica e entendendo o cenário de consumo citado acima, podemos então aplicar em nossa rotina os conceitos de consumo responsável, que é a contribuição do consumidor na prática para as transformações em busca de uma melhor qualidade de vida com sustentabilidade social, econômica e ambiental. Sendo assim, esse consumidor busca alternativas, ajudando a construir opções saudáveis, sustentáveis e responsáveis de produção, comercialização e consumo.

Conhecendo os conceitos de consumo responsável, a alternativa mais próxima da comunidade acadêmica da UFABC para ajudar na construção de opções sustentáveis de consumo é o Projeto “Coletivo de Consumo” da ProEx.

Para saber mais sobre o projeto:

Página do Coletivo CRU-Solo UFABC no Facebook

Site do Coletivo CRU-Solo UFABC

 

Projeto de extensão propõe intervenções filosóficas na região do Grande ABC

provocacoesfilosoficas-logo

Alguma vez você já foi provocado filosoficamente? Não tem nem ideia do que isso possa ser? O projeto de extensão “Provocações Filosóficas”, coordenado pelo professor e Pró-reitor de Extensão Daniel Pansarelli, foi criado para responder essas perguntas e, claro, levantar mais algumas.

Iniciado em fevereiro de 2014, o projeto realiza atividades de intervenção social e filosófica em locais públicos e de ampla circulação. A primeira etapa do projeto é capacitar o grupo que realizará as atividades, formado por alunos de graduação da UFABC e professores da educação básica, além de convidados eventuais.

Pagina 1 de 3

Navegue pelos projetos em destaque