Com um pouco mais de um ano de existência, o projeto “Coletivo de Consumo UFABC” já atingiu mais de 780 famílias da região, incentivando o consumo responsável e criando grupos de consumo dentro da UFABC e na Associação Oeste de Diadema.
Coordenado inicialmente pelo técnico administrativo Vinícius Tadeu Carmo e agora em seu segundo ano pelo Prof. José Paulo Guedes Pinto, o projeto visa à compra coletiva de alimentos agroecológicos e orgânicos, vindos diretamente da agricultura familiar, para valorizar a produção de pequenos agricultores por meio de um comércio justo e do incentivo ao consumo responsável.
Mas o que significa consumo responsável? Para responder a essa pergunta é necessária uma reflexão crítica à cerca de onde vem e para onde vão os produtos que você consome diariamente. Em uma pesquisa realizada pelo projeto, foi constatado que as pessoas compram os produtos de diversos gêneros levando em consideração apenas o seu desejo e sua necessidade, sem pensar no que esse ato provoca ao mundo à sua volta.
Com o consumo de alimentos, esse sentimento continua o mesmo. A maioria das pessoas se preocupa mais com a aparência, sabor e preço do alimento, deixando de lado suas consequências para a saúde, o meio ambiente, a sociedade, a cultura, a economia e o mundo. Lembrando também que, muitas vezes, ao comprar um produto estamos alimentando atitudes que podem ou não ser sustentáveis.
Feita essa reflexão crítica e entendendo o cenário de consumo citado acima, podemos então aplicar em nossa rotina os conceitos de consumo responsável, que é a contribuição do consumidor na prática para as transformações em busca de uma melhor qualidade de vida com sustentabilidade social, econômica e ambiental. Sendo assim, esse consumidor busca alternativas, ajudando a construir opções saudáveis, sustentáveis e responsáveis de produção, comercialização e consumo.
Conhecendo os conceitos de consumo responsável, a alternativa mais próxima da comunidade acadêmica da UFABC para ajudar na construção de opções sustentáveis de consumo é o Projeto “Coletivo de Consumo” da ProEx.
Para saber mais sobre o projeto:
Página do Coletivo CRU-Solo UFABC no Facebook
Site do Coletivo CRU-Solo UFABC