Semana de 6 a 12 de setembro de 2020
Cinema
Por que indicamos? A Mostra Taturana de Cinema reúne curtas e longas-metragens documentais que abordam a ideia de democracia a partir de diferentes aspectos. As concepções de representatividade, do exercício da política, da ocupação do espaço público, do uso de tecnologias e meios de comunicação enfrentam diversas transformações e estão em disputa no Brasil e no mundo. Nesse contexto, são muitos os desafios para se fortalecer, construir, resgatar práticas e valores democráticos que garantam os direitos sociais e de existência de diferentes grupos.
Onde acessar? Os filmes da mostra estão disponíveis na SPCine Play, única plataforma pública brasileira de streaming audiovisual. Acesso gratuito até o final de 2020.
Por que indicamos? Uma seleção de curtas brasileiros - produzidos com diferentes técnicas de animação e com destaque em festivais - e que tratam de temas como a morte, religião e a monotonia da vida cotidiana.
Onde acessar? Os curtas podem ser acessadas no Sesc Digital, plataforma gratuita do Sesc São Paulo que transpõe as ações culturais para o ambiente digital.
Música
Chiquinha em Revista, de Gil Assis e Ana Fridman
Por que indicamos? O CD Chiquinha em Revista traz um repertório praticamente desconhecido de obras da pianista, maestrina e compositora Chiquinha Gonzaga. Composto de canções para o teatro de revista e composições instrumentais que transitam por diversos gêneros, o trabalho propões um olhar contemporâneo para obras da compositora, Interpretado por Ná Ozzetti, Susana Sales, Vange Milliet, Rita Maria e Carlos Careqa. Produção artística de Gil Assis e Ana Fridman.
A Saga da Travessia, de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz
Por que indicamos? Neste segundo trabalho de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, a música rumpilezz banha-se na trajetória epicodramática de centenas de povos africanos cujas experiências e visões singulares do mundo constituem hoje uma das mais poderosas bases da civilização global. Este disco evoca, especificamente, as mais recentes trajetórias desses povos; trajetórias que convergem numa grande tragédia que Letieres nos interdita de esquecer. Não somente porque aqui amnésia equivale a conivência, mas, também, porque essa tragédia constitui em si o ponto inicial das histórias, das culturas e das músicas construídas por todas as diásporas africanas contemporâneas.
Onde acessar? Os dois álbuns podem ser acessados no Sesc Digital, plataforma gratuita do Sesc São Paulo que transpõe as ações culturais para o ambiente digital.
Para aprender sobre literatura
Machado de Assis e o racismo à brasileira: formas de superação, com Eduardo de Assis Duarte e João Cezar de Castro Rocha
Por que indicamos? Doutor em Literatura, autor de livros que tratam da influência da cultura afro em nossa literatura, Eduardo de Assis, e o escritor, historiador e enxadrista João Cezar de Castro Rocha são os convidados do #CulturaEmCasa para uma conversa sobre um dos maiores gênios da literatura mundial e sua atuação contra o racismo e a escravidão. Machado de Assis denunciou o racismo à brasileira e sua hipocrisia social em toda sua obra, da crônica do dia a dia aos seus romances ficcionais. Agora, a gente vai conhecer melhor essa vertente tratada na obra do brilhante Bruxo do Cosme Velho, Machado de Assis.
Onde acessar? No #CulturaEmCasa, plataforma pública e gratuita do governo do estado de São Paulo.
----
Dúvidas?cultura@ufabc.edu.br.