Projetos aprovados pelo Edital do Programa de Extensão Universitária (ProExt) para 2015:

Coordenação: Prof. Dr. Fernando R. Nogueira

Resumo: O objetivo principal deste Programa de Extensão é contribuir com a construção de políticas públicas regionais de gestão de riscos de desastres no Grande ABC, junto ao Consorcio Intermunicipal Grande ABC, por meio de suporte técnico, capacitação, documentação e registro do processo de integração regional neste campo, em andamento desde 2012.

Coordenação: Júlio Francisco Blumetti Facó

Resumo: Propõe-se neste projeto uma ação que leve informações sobre ciência e tecnologia aos alunos e professores das escolas públicas da região do ABC Paulista, de forma a democratizar o conhecimento científico e a universidade pública. Além de aproximar a comunidade, estimular os estudantes a cursar um ensino superior, e contribuir com o aprendizado dos alunos bolsistas participantes do projeto.

Ademais, a proposta visa tornar a UFABC um local aberto à visitações monitoradas, permitindo que os estudantes de ensino médio da rede pública possam acompanhar um pouco do que acontece no ambiente universitário, conhecendo seus ambientes, infraestrutura, laboratórios, localização, projetos, etc. O estreitamento da relação da UFABC com esse público pretende facilitar e ampliar as possibilidades dos estudantes no momento da escolha da Universidade e carreira que gostariam de seguir.

Estão contempladas nesse projeto duas linhas de ação. A primeira proposta consiste em promover palestras, proferidas pelos próprios alunos da UFABC, nas escolas públicas. Na segunda vertente serão organizadas visitas monitoradas nas dependências da universidade contemplando estudantes e docentes de escolas públicas da região. 

O projeto propõe também a aproximação das ações científicas desenvolvidas na universidade com a realidade desses estudantes de ensino médio. Para tanto, pretende-se que as atividades científicas transponham os muros da universidade, sejam divulgadas como ações que podem, verdadeiramente, contribuir para o desenvolvimento da sociedade e incitem o interesse desses jovens pelo conhecimento. Portanto, mais do que propor singularidades, o projeto "UFABC nas Escolas" fortalece a ideia de aproximar a comunidade da universidade e da produção científica.