A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga o Curso Livre de Humanidades: Epistemologias do Sul.
Resumo
A procura pelo conhecimento é um componente central da cultura humana. Mas, o vasto campo das interrogações abrangidas pela reflexão filosófica excede em muito a racionalidade moderna com as suas forças e fraquezas. Foi a partir desta constatação que, em 1995, Boaventura de Sousa Santos propôs o conceito de "Epistemologias do Sul". A constituição mútua do Norte e do Sul e a natureza hierárquica das relações Norte Sul permanecem submetidas à persistência das relações capitalistas e imperiais.
No Norte global, os ‘outros’ saberes, para além da ciência e da técnica, têm sido considerados como não existentes e, por isso, radicalmente excluídos do que se considera racionalidade e verdade. A relação colonial de exploração e dominação persiste nos dias de hoje, sendo talvez a colonização epistémica a mais difícil de criticar abertamente. A relação global étnico-racial do projeto imperial do Norte Global representa de várias maneiras a exploração e a exclusão social.
Esse modelo capitalista, patriarcal e colonial hierarquiza saberes ao mesmo tempo em que hierarquiza os povos e seus modos de vida. Uma das expressões mais fortes da colonialidade das relações de poder acontece diante de nossos olhos todos os dias com a persistência da colonização epistêmica nas universidades brasileiras, da reprodução de estereótipos e de diversas formas de discriminação nas nossas salas de aula. A entrada no século XXI, porém, exige uma etnografia mais complexa, que nos ofereça alternativas epistêmicas emergentes e que sirva de referencial para pensarmos e intervirmos no nosso mundo.
O projeto Curso Livre de Humanidades, cujo objetivo principal é oferecer formação em Filosofia e Ciências Humanas para a comunidade interna e externa da UFABC, oferecerá nesse primeiro módulo uma introdução a essa problemática em cinco encontros em que serão abordadas teses de Enrique Dussel, Anibal Quijano, Nilma Lino Gomes e Boaventura de Sousa Santos.
Programa das aulas
- Aula 1 - 06/04 - Pressupostos epistemológicos para produção de conhecimentos no Sul com Suze Piza
- Aula 2 - 13/04 - Sobre a colonialidade do poder no pensamento de A. Quijano com Gustavo Lemos
- Aula 3 - 20/04 - Descolonização da subjetividade, descolonização dos currículos com Suze Piza
- Aula 4 - 27/04 - Esquerda do mundo: uni-vos! com Suze Piza
- Aula 5 - 11/05 - Sobre a corrupção e a atividade política no pensamento de E. Dussel com Bruno Reikdal
Informações e inscrições
Aulas: às sextas-feiras, das 17 às 19 horas.
Datas: 06/04/2018, 13/04/2018, 20/04/2018, 27/04/2018 e 11/05/2018.
Local: Campus São Bernardo do Campo da UFABC (veja o endereço).
Curso gratuito e aberto ao público. Serão emitidos certificados de participação.
Para se inscrever, envie um email para humanidades.seminarios@gmail.com
Coordenação: Profª Drª Suze Piza (UFABC).
Realização: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC UFABC), Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia e Programa de pós-graduação em Filosofia da UFABC.
Apoio: Bacharelado em Relações Internacionais (BRI UFABC), Núcleo de Estudos Estratégicos em Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade (NEEDDS UFABC), Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NEAB UFABC) e Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH UFABC).