Ciência e tecnologia (C&T) estão cada vez mais presentes em nossa cultura, influenciando um novo modelo de sociedade e ressignificando continuamente o modo de viver. O conhecimento científico, que antes era concentrado somente em elites, hoje está sendo cada vez mais popularizado com a finalidade de levar às pessoas melhor qualidade de vida, capacidade de refletir sobre os impactos da C&T no cotidiano e o direito de se tornar um elemento social ativo para assim chegar o pleno exercício da cidadania.

Sob essa perspectiva, a divulgação científica se faz importante e necessária. Suas potencialidades destacam-na como instrumento reflexivo sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Responsabiliza-se por democratizar os saberes e valores da C&T, promover uma alfabetização científica/ tecnológica sobre o aspecto crítico e fomentar a inserção política dos cidadãos nas tomadas de decisão. Hoje, a divulgação científica adquire uma importância ímpar na construção de uma sociedade democrática e que recoloca a C&T a seu favor.

UFABCIENCIA foto8Segundo Anandakrishnan, o papel da divulgação científica vem evoluindo ao longo do tempo, acompanhando o próprio desenvolvimento da ciência e tecnologia e pode estar orientada para diferentes objetivos, como:

-Educacional: ampliação do conhecimento e da compreensão a respeito do processo científico e sua lógica. Neste caso, trata-se de transmitir informação científica tanto com um caráter prático, com o objetivo de esclarecer os indivíduos sobre o desvendamento e a solução de problemas relacionados a fenômenos já cientificamente estudados, quanto com um caráter cultural, visando a estimular-lhes a curiosidade científica enquanto atributo humano;

-Cívico: desenvolvimento de uma opinião pública informada sobre os impactos do desenvolvimento científico e tecnológico sobre a sociedade, particularmente em áreas críticas do processo de tomada de decisões. Trata-se, portanto, de transmitir informação científica voltada para a ampliação da UFABCiência consciência do cidadão a respeito de questões sociais, econômicas e ambientais associadas ao desenvolvimento científico e tecnológico;

- Mobilização popular: Ampliação da possibilidade e da qualidade de participação da sociedade na formulação e escolha de políticas públicas. Trata-se de transmitir informação científica que instrumentalize os atores a intervir melhor no processo decisório

Esse conjunto de conceitos e definições, enfatizando ora aspectos educacionais, ora culturais, políticos e ideológicos, proporciona uma ideia das amplas possibilidades das atividades de divulgação científica. Dependendo da ênfase em cada um desses aspectos e objetivos, variam também os públicos-alvos dessas atividades, sejam estudantes, professores, pessoas alfabetizadas ou não, agentes formuladores de políticas públicas e até os próprios cientistas e tecnólogos.

Referência Bibliográfica:

ANANDAKRISHNAN, M. Planning and popularizing science and technology for development. United Nations.Tycooly Publishing, Oxford, 1985.

Fonte: Comunicare - Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC nº 150 – agosto de 2014