CIDADE, POLUIÇÃO E CLIMA - INVENTÁRIO DE TRANSPORTES DE MAUÁ

TÍTULO DA AÇÃO: 003 – CIDADE, POLUIÇÃO E CLIMA - INVENTÁRIO DE TRANSPORTES DE MAUÁ

COORDENADOR: HUMBERTO DE PAIVA JUNIOR

RESUMO: Um inventário de sistemas de transportes consiste, basicamente, em fazer um levantamento dos meios de transportes na região de estudo, bem como, dos documentos técnicos sobre transportes, planos, projetos e atualização ou produção de mapas e bases de dados georreferenciados.

O presente projeto de extensão universitária é uma ampliação de um projeto de PDPD inserido na Linha de Pesquisa: Cidade, Poluição e Clima, sobre emissões de fontes móveis e metodologia de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL. Essa linha de pesquisa prevê inicialmente nove projetos de iniciação científica. Seis já foram realizados, sendo que um deles, a pesquisa com o mesmo título desse projeto de extensão, produziu um modelo do sistema viário do município de Santo André com 395 km usando o software Advanced Interactive Microscopic Simulator for Urban and Non-urban Networks (AIMSUN).

Em 2013 esse trabalho passou a ser revisado e ampliado através do projeto de extensão universitária 029/2013 - Cidade, Poluição e Clima - Inventário de transportes de Santo André que conta com o apoio da Gerência de Desenvolvimento e Planejamento da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (GDP-EMTU/SP), da Diretoria de Transporte Público da empresa Santo André Transportes (SATrans) e do Departamento de Segurança de Trânsito de Santo André (DST-SA).

O objetivo desse projeto de extensão é atender a um convite do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Mauá e estender as atividades da linha de pesquisa Cidade, Poluição e Clima para esse município. Portanto, o modelo de rede de transportes, que começou a ser construído em Santo André, será ampliado para o município de Mauá, estendendo também a rede de cooperação técnica estabelecida com as empresas de gestão de transportes e mobilidade urbana da região do ABC e divulgando as pesquisas e trabalhos em transportes, mobilidade urbana e meio ambiente da UFABC, bem como fomentando novas ações extensionistas e pesquisas científicas no município de Mauá.

O método de trabalho consiste na formação de equipes mistas de discentes e profissionais convidados, que serão treinados para utilização do AIMSUN a fim de executarem a modelagem do sistema de transportes do município. Como resultado desse projeto de Extensão Universitária, teremos um modelo de redes de transportes adequado para a microsimulação do sistema viário principal do município de Mauá, útil para a comunidade técnica local, e para os trabalhos educacionais e de pesquisa da universidade.

Espera-se também a aproximação e cooperação das comunidades técnicas de Santo André e Mauá através do compartilhamento de informações e uso conjunto do modelo de microsimulação de tráfego e transportes desenvolvido na UFABC. Mas o maior benefício é o desenvolvimento de uma experiência de trabalho aplicável em outros contextos, propiciando aos discentes um contato direto com problemas práticos de engenharia, meio ambiente e urbanismo, bem como o contato com profissionais experientes.