BATUCLAGEM NO MUNDO MÁGICO DAS HISTÓRIAS

TÍTULO DA AÇÃO: 29 – BATUCLAGEM NO MUNDO MÁGICO DAS HISTÓRIAS

COORDENADOR: JULIANA CAITITÉ CAYRES

RESUMO: BATUCLAGEM NO MUNDO MÁGICO DAS HISTÓRIAS

Apresenta-se como uma continuidade do projeto extensão homônimo implementado nos anos de 2011, 2012 e 2013 pela Proex/ UFABC.

Pretende, nesse quarto ano de projeto, atingir um número maior de crianças entre 7 e 13 anos de escolas das redes municipal e estadual de Ensino nas cidades de Santo André, Mauá e São Bernardo. Além da atuação na comunidade externa diretamente nas escolas, pretende atingir grupos sociais que carecem de atividade cultural e apresentar o trabalho do Projeto em festivais e congressos.

Em 2011, ano de criação, o projeto era denominado Batuclagem: meio ambiente, música e arte. A ação extencionista principal foi a realização de 30 oficinas voltadas para a educação ambiental e ensino de práticas musicais ligadas a percussão na quadra da Escola de Samba Tradição de Ouro (Bairro Santa Terezinha, Santo André - SP), escola essa que atuou como parceira no projeto. O principal resultado foi a montagem de uma bateria mirim da comunidade, com 20 crianças, em sua maioria filhas de músicos da Escola de Samba, subdivididas em grupos de acordo como os instrumentos musicais: surdos, tamborins, repiliques e caixas.

Os instrumentos foram feitos de material reciclável: latões, galões de água, latinhas de refrigerante e panelas. Essa bateria mirim se apresentou no evento Semana de Solidariedade e Cidadania/ UFABC em novembro de 2012 no câmpus de Santo André da UFABC, em festa de aniversário da Escola de Samba parceira e na Escola Municipal Evangelina Jordao Luppi Profa Emeief localizada em frente à escola de samba.

Em 2012, com o nome Batuclagem nas escolas o projeto continuou com uma maior abrangência de público em Escolas Estaduais de Santo André, atingindo um número maior de crianças. Foram realizadas 32 oficinas, quatro por mês de vigência do projeto e visitadas 16 escolas públicas de Santo André. O número de crianças envolvidas foi bem maior do que o inicialmente planejado, 2240, superando o número programado de 1200 crianças devido à grande receptividade do projeto nas escolas e pedidos da direção para que as oficinas se repetissem em outras turmas.

Em 2013, com o nome Batuclagem - Teatro, percussão e contação de histórias infantis de educação ambiental, o projeto atendeu escolas municipais e estaduais de Santo André, São Bernardo do Campo e Mauá. O Batuclagem esteve presente também no Festival de Inverno de Paranapiacaba e na Ocupação Novo Pinheirinho, levando conceitos de educação ambiental por meio de contação de histórias para crianças. Foram realizadas 44 oficinas.

Os arte-educadores – discentes da UFABC e bolsistas do projeto - ensinaram noções iniciais de educação ambiental divididos entre as temáticas da 1. Reciclagem do Lixo 2. Uso racional da água 3. Uso racional da Energia 4. Biodiversidade 5. Poluição do Ar 6. Lixo Tecnológico. Foram desenvolvidas e estão em fase final de preparo para a publicação seis histórias infantis, que foram adaptadas de lendas brasileiras e contos de fadas para a Educação Ambiental.

Os discentes da UFABC envolvidos no projeto receberão treinamento para se tornarem arte-educadores e eles mesmos serão capazes de conduzir as oficinas transmitindo, trocando e adaptando parte do conhecimento recebido nos Bacharelados Interdisciplinares da UFABC para a comunidade. A experiência dos três anos anteriores mostra que os discentes/arte-educadores desenvolvem diversos tipos de habilidades pela elaboração, ministramento e avaliação das oficinas como: sensibilização aos problemas sociais e ambientais, sensibilização às técnicas artísticas como teatro e música, sociabilização e desenvoltura, valorização de trabalho coletivo, iniciativa e ampliação na capacidade de desenvolver problemas.

Como a Coleção Batuclagem – histórias infantis para educação ambiental, composta pelos seguintes títulos: 1. Chapeuzinho Verde e o Lixo reciclável 2. Acordei curupira! (biodiversidade) 3. A formiguinha sustentável e a cigarra trapalhona (uso racional da energia) 4. O boto cinzento (uso racional da água) 5. A bela apodrecida (poluição do ar) 6. O vai e vem do arco-íris (lixo tecnológico) ficará pronta apenas no final do ano, com lançamento previsto nos seguintes locais: SABINA (Escola Parque do Conhecimento - Santo André), SESC - Santo André e também na UFABC - Campus São Bernardo e Santo André.