MEMÓRIA DOS PALADARES: TROCANDO SABERES E SABORES COM A COMUNIDADE DO ENTORNO DA UFABC

TÍTULO DA AÇÃO: 43 – MEMÓRIA DOS PALADARES: TROCANDO SABERES E SABORES COM A COMUNIDADE DO ENTORNO DA UFABC

COORDENADOR: ANA MARIA DIETRICH

RESUMO: O Programa Memória dos Paladares, foi criado em 2011 e teve fomento doedital do PROEXT/MEC 2011. Tem como escopo avaliar a chegada da UFABC na comunidade local e verificar o impacto sociocultural e urbano nos bairros que a circundam - Bairros Santa Terezinha, Bangu, Jardim Santo Antonio e Parque das Nações - situados na cidade de Santo André – SP. O principal objetivo deste Programa é compreender as mudanças culturais, sociais e urbanas que surgiram após a criação da UFABC. Para entender tais impactos foram realizadas 50 entrevistas de história oral organizadas em três redes (sobre tal conceito ver: MEIHY, J., 1995, p. 174): 1º rede - alunos da Universidade que moram em repúblicas, 2º rede - comerciantes locais e 3º rede - antigos moradores.

Tal programa, pela própria definição extencionista do termo, se estabelerá em caráter permanente na universidade. Nesse ano, serão apresentados três projetos que tem como fim a continunidade desse programa, esse que prevê a implementação do Laboratório-cozinha Memória dos Paladares - com diversos tipos de ações extencionistas, entre elas, a realização de oficinas, receitas e organização do acervo criado em seu primeiro ano.

O 2º. projeto, dentro do mesmo programa, se intitula Memória e Patrimônio Cultural, visando ações de preservação, conservação e análise do Patrimônio Cultural dos arredores da UFABC e o terceiro Diversidades em Performance, cujas ações principais unem performance com o contéudo da cultura alimentar.

Nesse projeto Memória dos Paladares, entre saberes e sabores, entendemos que seu escopo é de grande importância dentro de uma das atividade-fim da universidade: a extensão, uma vez queestabelece redes, intercâmbios e trocas socioculturais com a comunidade dos arredores da UFABC, minimizando o impacto de sua criação do ponto de vista cultural e social e, em um segundo momento, mostrando que a Universidade não é um pólo isolado das realidades múltiplas da cidade que a abriga, mas sua produção, atividades e espaço devem estar também voltados para a comunidade local.

Em 2012, foi inaugurada a cozinha Laboratório do programa (Torre 3, bloco A, 7º andar), espaço queesse projeto pretende utilizar para ações extencionistas em 2013 por meio de atividades socio-culturais voltadas tanto para o público acadêmico quanto externo, além da organização de um acervo audiovisual e iconográfico de nome Acervo Memória dos Paladares. Estão planejadas para 2013 atividades como apresntação de receitas para a comunidade acompanhadas de informações culturais sobre a origem, ingredientes e modos de preparo), rodas de memórias que envolvem integrantes da comunidade externa e acadêmica que serão registradas em vídeo e áudio, concursos e elaboração de receitas de receitas, jogos didáticoscom objetivo de se informar sobre saúde e cultura alimentar, performances artísticas, workshops e oficinas dentro das temáticas que tangenciam o projeto.

No primeiro ano do programa, foi realizada uma gama de ações de pesquisa e de extensão como a realização de 50 entrevistas com comerciantes, moradores da região e estudantes. O programa também ofereceu ao público interno e externo oficinas co-relacionadas às temáticas de culturas alimentares, das quais podemos citar 1.arte-culinária, 2.Metodologias de realização de entrevistas 3. Linguagem audiovisual, 4. Contação de histórias. Também está em vias de finalização um livro e um documentário com os principais resultados da atividades extencionistas e de pesquisa.

É nosso escopo nesse segundo ano do programa, fomentar, por meio desse projeto, o acervo do Laboratório Programa Memória dos Paladares, que hoje possui cerca de 50 horas de filmagem, 50 entrevistas transcritas e 1000 fotos da cidade.