Livros do projeto ASTROEM são recomendados pela Revista Scientific American Brasil

 

 
Os livros "Astronomia no Ensino Médio e Astronáutica no Ensino Médio", derivados das práticas realizadas no Projeto de Extensão ASTROEM, lançados pela Editora da UFABC foram recomendados pela Revista Scientific American Brasil, na categoria de livros de divulgação, edição de maio de 2022.
 
A Scientific American é uma renomada revista de divulgação científica dos Estados Unidos, com alcance global e publicação em diversos países.
------
 
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura divulga com muita alegria o lançamento dos livros: Astronomia para Ensino Médio Astronáutica para Ensino Médio, de autoria de Claudia Celeste Celestino, Claudia de Oliveira Lozada, Maria Cecília F. P. S. Zanardi e Wesley Góis.
 
O livro deriva das práticas realizadas no Projeto ASTROEM, vinculado à Proec desde 2013,  coordenado pelos docentes da UFABC, Profª Claudia Celeste e Prof. Wesley Góis. Ao longo desses 9 anos de existência, o projeto atendeu escolas da região do ABC e a partir de 2020, na modalidade remota, passou a atender escolas de outros Estados, bem como destina-se à formação docente - foram ministrados 3 cursos de formação docente - e à promoção da participação das meninas na Ciência. 
 
Além do mais, o Projeto Astroem ganhou três prêmios: 2016 - Fablearn Brasil (entre os 5 melhores projetos brasileiros), promovido pela Stanford University, 2020 / Best Paper Awards (o melhor paper na categoria educadores) - Fablearn NYC - promovido pela Columbia University  e 2021 - COBICET (II Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia (entre os 3 melhores trabalhos).
 
Além de contribuir para a alfabetização científica e tecnológica dos(as) alunos(as) da Educação Básica, tem estimulado o interesse pelas Ciências Espaciais e pelas carreiras da área de Ciências Exatas e da Terra, preparando a nova geração de cientistas brasileiros. O projeto aproxima a  Universidade e a escola de Educação Básica, criando uma metodologia de ensino própria com material didático acessível para aulas práticas e auxiliando na formação de um campo de pesquisa dentro do Ensino de Ciências: o ensino de Astronáutica e Aeronáutica.
 
O livro Astronáutica para Ensino Médio é pioneiro, visto que o único material disponível no Brasil para a Educação Básica atualizado, de acordo com a BNCC e o enfoque STEAM/Maker.
 
Livros publicados pela Editora UFABC.  
 
layout quadrado 58 1