O projeto Wikitermes é uma plataforma colaborativa online que tem como objetivo principal, reunir informações sobre cupins e disponibilizá-las para a comunidade de forma geral, acadêmica e não-acadêmica, através de materiais de divulgação. Diferentes materiais estão sendo produzidos, como textos de divulgação científica, vídeos, infográficos, memes, gifs e tirinhas. Buscamos passar informações e promover curiosidade, gerada pelas particularidades da biologia dos cupins, atingindo o máximo de pessoas possível. Esperamos que através da divulgação, as pessoas entrem em contato com o universo científico de maneira mais "leve", promovendo tanto a investigação científica, como o pensamento crítico dos leitores.
E, por que cupins? Os cupins estão entre os insetos mais odiados do público leigo e são sempre associados à destruição e prejuízos. No entanto, menos de 10% das espécies de cupins são pragas que podem causar impactos econômicos. A grande maioria dos cupins, na verdade, participam de importantes processos ecossistêmicos, como ciclagem de nutrientes (C, N, H), decomposição de matéria orgânica, e formação e aeração do solo. A importância ecológica é tamanha que eles são classificados pelos pesquisadores como engenheiros de ecossistema, uma vez que alteram as propriedades do solo e influenciam na disponibilidade de recursos para outros organismos, como as plantas, outros animais e microrganismos.
No contexto da importância que a divulgação científica tem para conscientização geral do público, e para mudança de opinião dos formuladores de políticas conservacionistas, o objetivo maior do projeto Wikitermes é desmistificar o estereótipo de cupim apenas como praga, mostrando que, na verdade, eles são organismos fascinantes, tanto em sua biologia, quanto em seu papel ecológico fundamental nos ecossistemas.
Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC UFABC), novos materiais de divulgação estão sendo produzidos, de forma que os conteúdos do site se tornem mais chamativos para o público geral. Página no Facebook, e contas no Twitter e Instagram foram criadas como veículo e plataforma de compartilhamento dos conteúdos produzidos. A parceria com a ProEC permite também que haja o treinamento e formação dos discentes da UFABC no estudo dos cupins e, principalmente, tornando-os divulgadores de ciência também.
Se quiser saber mais sobre os cupins e o projeto, e por que eles não são tão vilões como você imaginava:
Visite o site: termite.wikidot.com.
Curta nossa página no facebook: facebook.com/wikitermes.
E siga-nos no Twitter @Wikitermes e Instagram @Wikitermes.