Coordenador(a): EVONIR ALBRECHT
Resumo: Vários pesquisadores discutem a importância do lúdico no ensino da Matemática, sobretudo do uso de jogos nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Kamii, Declark, 1992; Smole, Diniz e Cândido, 2007; Macedo, Petty e Passos, 1997, 2000 e 2005). Acreditamos que os jogos podem contribuir para tornar a aprendizagem na área de Matemática mais atrativa e significativa para os alunos, desde que apresentem situações problema ou obstáculos a serem superados. Os alunos aprendem muito através dos jogos: aprendem as regras, desenvolvem o raciocínio lógico, lidam com problemas que precisam ser resolvidos, criam estratégias, trabalham com atividades motoras e cognitivas e brincam enquanto jogam. Porém jogar por jogar não se concretiza como uma situação didática. O jogo precisa ser pensado, explorado e mediado. O trabalho com jogos em sala de aula também apresenta desafios ao professor, que dialogam com a sua postura frente ao trabalho com jogos, ao planejamento de um projeto ou sequência didática utilizando jogos. A seleção dos mesmos de acordo com o conteúdo, conceitos ou habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno. O curso tem a pretensão de trazer diferentes jogos para trabalho nos anos iniciais (do 1º ao 5º), nas diferentes áreas da Matemática, com a proposta de que os cursistas possam pensar: nas estratégias do jogo, nas variáveis e nas melhores formas de mediação. Como culminância, estruturaremos com os cursistas, artigos e materiais para subsidiar sua prática, com vistas a aprimorar a prática didática, estruturando atividades interdisciplinares.