Coordenador(a): PAULA AYAKO TIBA
Resumo: Nos últimos anos, o interesse acerca da compreensão do funcionamento do cérebro e da mente teve um crescimento vertiginoso, de modo que, atualmente, estes não são mais temas restritos às escolas de medicina, tendo uma circulação social garantida pela divulgação da mídia. Programas de televisão e revistas semanais alardeiam novos tratamentos, medicamentos e orientam quais alimentos consumir para que o cérebro funcione melhor, entre outras informações. Entretanto, estes conhecimentos precisam ser trabalhados de maneira responsável, cuidadosa e rigorosa, ainda que de maneira leve e inteligível. Para isso, propomos um curso de aperfeiçoamento para professores da rede pública de ensinos Médio e Fundamental. O objetivo principal é apresentar as Neurociências, não só atualizando a formação dos professores em conteúdos relacionados à aprendizagem, cognição e emoção, mas também contribuindo para desmistificar o que aparece de forma descuidada ou sensacionalista na mídia.
A proposta é dividida em duas ofertas de curso, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre. Quatro bolsistas de pós-graduação serão selecionados.
Nos dois primeiros meses (março e abril) os bolsistas participarão ativamente da elaboração do material didático e divulgação do curso. Em maio e junho será realizada a primeira oferta do curso, que terá encontros presenciais aos sábados (a cada 15 dias) e material complementar disponibilizado online. Durante este período os bolsistas acompanharão as aulas e o debate no blog, que fornecerá conteúdo de discussão e estreitamento das relações entre os campos da Neurociência e Educação. Em julho, agosto e setembro, será feita a primeira avaliação do curso, compilação dos materiais confeccionados para formatação de uma apostila e das discussões realizadas no blog. Neste momento será necessária uma reflexão de toda a equipe sobre os ajustes necessários para a segunda oferta. Em outubro e novembro será realizada a segunda oferta do curso.