Coordenador(a): ALEX GOMES DIAS
Resumo: Essa proposta trata da execução de uma ação de divulgação científica através de colóquios e palestras de popularização da física e áreas correlatas. Entre as motivações para a realização dessa atividade destacamos a necessidade de que a UFABC tenha um canal efetivo na divulgação do conhecimento na fronteira da física para o público externo e interno à Universidade.
A física é uma ciência ampla que avança velozmente, com impactos diretos em diversas outras áreas que usam seus conceitos e técnicas na resolução de problemas e desenvolvimento de novas tecnologias. Uma medida disso pode ser vista, por exemplo, em alguns avanços reconhecidos na física e que ganharam maior destaque mundialmente nos últimos dez anos como: possíveis miniaturizações de dispositivos (Nobel de 2007); novas tecnologias da informação (Nobel de 2009); novos materiais condutores (Nobel de 2010); a possibilidade de medida e manipulação de sistemas quânticos individuais (Nobel de 2012); a invenção de novas eficientes fontes de luz (Nobel de 2014). Evidentemente, existem descobertas que mesmo ainda sem impacto tecnológico imediato são importantes na elucidação de fenômenos, leis, e interações fundamentais da Natureza como: o entendimento e consequências da quebra de simetria nas interações entre as partículas elementares (Nobel de 2008); a descoberta da expansão acelerada do Universo (Nobel de 2011); a descoberta do bóson de Higgs em 2012 (a qual teve participação de pesquisadores da UFABC); da descoberta da oscilação de neutrinos mostrando que essas partículas são (Nobel de 2015). Notavelmente, a UFABC tem grupos realizando pesquisa em áreas nas quais esses avanços se inserem de forma direta ou indireta.
A ação de levar ao público amplo os desenvolvimentos científicos gerais, e em particular aqueles realizados dentro da própria universidade, através de palestras e colóquios de popularização da ciência é inerente às atividades de ensino e pesquisa em importantes institutos e universidades no Brasil e ao redor do mundo. Junto da missão de se comunicar com a sociedade através da transferência do conhecimento, tal atividade tem grande potencial para estimular o interesse dos estudantes do ensino médio pelas áreas da ciência e tecnologia. Além disso, deve-se sublinhar que a participação em palestras e colóquios contribui para a formação dos estudantes da graduação e pós-graduação em geral, proporcionando também uma efetiva aproximação entre os discentes e os palestrantes convidados. Temos manifestações de apoio das coordenações do curso de Bacharelado em Física, de Licenciatura em Física, de Pós-Graduação em Física, de Ensino e História das Ciências e da Matemática, e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, através da participação na presente proposta de docentes que atuam neles.
Os recursos solicitados se destinam essencialmente a: passagens aéreas e diárias para os palestrantes externos convidados (gostaríamos de oferecer a esses palestrantes a permanência de ao menos um dia de visita à UFABC para proporcionar maiores interações deles com o público geral, discentes, e docentes); desenvolvimento de um portal e canal no Youtube; bolsistas dedicados à manutenção do portal, páginas, gravação das conferências, e demais atividades da proposta.