Pinacoteca de São Bernardo finaliza reestruturação que contou com auxílio da UFABC


foto pinasbc mostraA etapa de reestruturação da Pinacoteca de São Bernardo, iniciada em dezembro do ano passado, se encerra com exposição Narrativas da Pina, que será aberta no dia 23 de novembro (quinta-feira). A mostra conta com 22 obras selecionadas elaboradas por 20 envolvidos no projeto.

A proposta curatorial é de fácil compreensão: cada participante selecionou uma obra que o representasse e pensou numa proposta educativa para a sua peça, independente se esta era mais lúdica ou não, para dialogar com todas as idades. “Desde o início sabíamos que haveria uma exposição de encerramento e ficamos pensando em como valorizar todos aqueles que nos ajudaram a concluí-lo. Decidimos que seria justo dividir com o público, que em sua maioria desconhece a riqueza desse acervo, algumas das obras que mais nos impactaram e nos dizem respeito de alguma maneira”, comenta Caroline Silvério, que compõe o corpo técnico administrativo da Divisão de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e proeminente do projeto. Entre as selecionadas estão obras de artistas reconhecidos, como Pierino Massenzi e Luiz Sacilotto.

O projeto foi financiado por um edital de preservação de acervos museológicos do ProAc (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo e contou com a participação ativa da UFABC (Universidade Federal do ABC) por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC).

A Pinacoteca de São Bernardo passou por um processo de reestruturação da reserva técnica, de construção de um laboratório de conservação, criação das políticas de acervo e de segurança, além do início do processo de catalogação e armazenamento das peças em uma nova estrutura modular – própria para a guarda das obras -, que aumentou a capacidade de armazenamento da Pinacoteca em cerca de 20%.

A exposição Narrativas da Pina é de classificação livre e gratuita.

Foto: Divulgação

Matéria: via Redação Repórter Diário