Projeto de extensão Astroem é homenageado na 1ª Conferência FabLearn Brasil


Em setembro de 2016, durante a Fablearn Conference Brazil 2016 realizada na Escola Politécnica da USP, o Projeto Astroem ligado à Pró- Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC (ProEC) recebeu honrosa distinção no Painel de Educadores.

foto astroem ufabc fablean conference brazilO Projeto Astroem ficou entre os 5 melhores projetos brasileiros homenageados pela Stanford University e Fundação Lemann, entre 50 inscritos, por sua contribuição para a melhoria do Ensino de Ciências e a alfabetização científica e tecnológica, numa abordagem hands on. Na avaliação do trabalho, a Comissão destacou a parceria entre a Universidade Pública e as escolas de Educação Básica e o papel do projeto para a divulgação científica. Na ocasião, representando o Projeto Astroem, a Profa Dra Claudia de Oliveira Lozada, esteve na POLI USP e apresentou as ações do Projeto, relatando os impactos científicos e sociais gerados.

O Projeto Astroem foi idealizado pela Profa Dra Claudia Celeste Celestino (CECS-UFABC) e conta com a participação de três professores doutores colaboradores, Wesley Góis, Maria Cecília Zanardi e Claudia de Oliveira Lozada, e dos alunos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Engenharias. Está na sua 4ª edição e a Equipe Astroem atua nas escolas públicas do Grande ABC, com aulas teóricas e práticas (experimentação) para o ensino de conceitos de Astronáutica, Aeronáutica, Mecânica Aplicada e Astronomia.

Foto: Profª Claudia Lozada (UFABC) relatando sobre o Projeto Astroem na Fablearn Conference

Crédito da foto: Prof Paulo Blikstein (Stanford University)

Sobre a Fablearn Conference

Organizada conjuntamente pela Universidade Stanford (EUA) e pela Universidade de São Paulo, com apoio da Fundação Lemann, a conferência FabLearn Brasil 2016 é a edição brasileira das conferências FabLearn e a primeira na América Latina.

As conferências FabLearn são um espaço em que educadores, legisladores, estudantes, designers, pesquisadores e membros do movimento maker podem apresentar, discutir e aprender mais sobre fabricação digital em educação, a cultura maker e aprendizagem “mão-na-massa” para o século XXI.

Mais informações no site da Fablearn Conference Brazil 2016.