Inscrições abertas para o Curso Caminhos do Mar: História, Ambiente e Memória

 

O curso Caminhos do Mar: História, Ambiente e Memória oferecerá aos participantes um olhar interdisciplinar sobre o patrimônio e memória ambiental da região da Baixada Santista, seus caminhos de ligação via mar, rios e urbanos. Pela perspectiva histórica das ciências, sociotécnica e ambiental abordaremos as diversas transformações ocorridas a partir do século XIX até os dias atuais. A partir daquilo que os locais visitados oferecerem, focalizaremos os elementos do patrimônio natrual, científico, da memória e da história, por meio de artigos, relatos, imagens, mapas, obras, vídeos e outros registros.O curso tem por objetivo instigar os participantes à criação de um registro audiovisual como elemento transformador da sua reflexão, ação e relação interdisciplinar entre ambiente e cultura.

O curso é semi-presencial contando com uma visita obrigatória ao Polo Ecoturístico Caminhos do Mar e cidade de Santos em datas já predefinidas.

​Carga horária total do curso: 50​​h/aula​​.​

Aula inaugural: 18 de junho (3hs)

Fechamento do curso/projeto: 10 de dezembro (3hs)

Ocorrerão, ao longo deste período, dois encontros presenciais, curso com módulos online e uma saída de campo.

Público Alvo: Alunos do ensino superior UFABC, UNIFESP/Baixada, UNIFESP/Diadema.

Prazo de Integralização: 18 de junho a 10 de dezembro

​Expectativa:​​Espera-se que a​ partir d​o material disponibilizado ​​instigue  os participantes ​no decorrer da visitação in loco ​à criação de um registro audiovisual como elemento transformador da sua reflexão, ação e relação interdisciplinar entre ambiente e cultura.

Mais informações sobre o curso e link para inscrições no site: Projeto de Extensão: Caminhos do Mar.


O Projeto de Extensão Caminhos do Mar: história, ambiente e memória é uma iniciativa organizada pela Profa. Dr.a Graciela de Souza Oliver, Prof. Dr. Fernando Rocha Nogueira e equipe de execução, com apoio da ProEC/UFABC, via Edital de Programa de Apoio a Ações de Cultura - 2016.