Informação para todas pessoas convocadas para matrícula na Escola Preparatória da UFABC
FORMULÁRIO ONLINE
Será enviado por e-mail entre 6h e 12h do primeiro dia de matrícula.
Leia o Manual para preencher a solicitação de matrícula (clique para acessar arquivo pdf)
Contate extensao@ufabc.edu.br antes das 17h do último dia de matrícula para resolver dificuldades ou tirar dúvidas.
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA
Para quem precisa comprovar os 3 (três) anos do Ensino Médio em Escola Pública (item 10.8 do Edital) candidato(a):
AC - Ampla Concorrência - e
PPI - Autodeclarado/a Preto/a, Pardo/a e Indígena -
Caso não tenha o Histórico Escolar ou esteja cursando o 3º ano, solicite na secretaria da escola uma Declaração.
ATENÇÃO!
A Matrícula não será aceita se a Declaração indicar somente os dizeres:
É aluno(a) regularmente matriculado(a) e está frequentando até a presente data na/o 3º série/ano do Ensino Médio nesta Unidade Escolar no horário das xx:xx às xx:xx.
Ou somente os dizeres:
Concluiu a/o 3º série/ano do Ensino Médio nesta Unidade Escolar. Está apto para cursar o Ensino Superior.
É importante e necessário que a secretaria inclua no documento o nome da(s) escola(s) onde você cursou cada ano do Ensino Médio.
Há um modelo disponível no Edital (última página do pdf). Esse modelo tem todas as informações necessárias para a equipe da Escola usar como referência para emitir o atestado:
Dúvidas da Equipe da Escola: mostre o Edital e essa página de orientações caso a equipe da escola tenha dúvidas sobre o atestado solicitado ou peça para contatarem a UFABC: (11) 3356-7288 entre 10h e 12h ou entre 13h30 e 16h30, de segunda a sexta-feira.
AUTORIZAÇÃO - PESSOAS COM MENOS DE 18 ANOS
- O documento deve conter os dizeres:
Eu, [nome responsável legal], RG nº [número rg responsável legal], na qualidade de responsável legal por [nome pessoa menor de 18 anos aprovada], RG nº [número rg pessoa menor de 18 anos], autorizo sua participação nas atividades da Escola Preparatória da UFABC, ano letivo 2024, conforme disposto no Edital nº 100/2023 – ProEC e normativas da UFABC.
Observação: substituir os colchetes [ ] com a informação indicada.
- Assinatura Responsável Legal
Inserir assinatura eletrônica na Autorização usando o serviço do Governo Federal:
assinador.iti.br
O arquivo da Autorização deve ter extensão .doc ou .docx ou .odt ou .jpg ou .png ou .pdf.
Saiba como realizar a Assinatura Eletrônica do gov.br na página:
www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica
Opções para Aumentar o Nível da conta gov.br de Bronze para Prata:
Fontes: Dúvidas para aumentar o nível da conta gov.br e Saiba mais sobre os níveis da conta gov.br
Matrícula EP Informações Complementares
Comprovante de Escolaridade
- Ensino Médio realizado ou concluído no estado de São Paulo
Caso não consiga atendimento na sua Escola, consulte a página da Secretaria de Educação:
Matrícula no ano corrente (SP)
Boletim Escolar anual (SP)
É necessário o RA (Registro do Aluno): seu número de matrícula, que é composto do número principal, do dígito verificador e da sigla do Estado.
Caso não saiba o seu, acesse:
Consulta RA (SP)
- Ensino Médio em ETECs - Centro Paula Souza - estado de São Paulo
Somente se não tiver Histórico ou Atestado/declaração da Escola.
Gerar comprovante no NSA - Novo Sistema Acadêmico, o qual dá acesso a ficha individual do aluno entre outras informações: nsa.cps.sp.gov.br/
- Ensino Médio realizado ou concluído fora do Estado de São Paulo
Esperamos que não tenha dificuldades em conseguir a documentação com a escola, mas caso não consiga, orientamos que procure informações na página do Governo Estadual e/ou da Secretaria de Educação do seu Estado. Se tiver contato com algum/a professor/a ou outro/a profissional da educação, peça ajuda e orientação.
Caso não seja possível emitir documentos online, mas sua escola e Secretaria de Educação tiverem e-mail de contato:
Envie mensagem pedindo o documento e deixe para preencher sua matrícula no último dia previsto no calendário, para dar tempo de ter uma resposta.
Se não tiver resposta ou se a resposta for que será atendido/a após o encerramento da matrícula, salve os e-mails em pdf e anexe ao formulário, a fim de justificar a ausência do comprovante de escolaridade.