Os cursos de extensão são ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presenciais, semi-presenciais ou a distância, planejados e organizados de modo sistemático e com processo de avaliação definido.
Possuem carga horária definida e atendem público variado, de acordo com seus projetos específicos.
Clique aqui para conferir os cursos com inscrições abertas!
Alteração na data da aula inaugural do Curso de Extensão A História da Ciência Sob Enfoque CTS na Prática Pedagógica de Professores de Química
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura comunica que a aula inaugural do curso de extensão gratuito "A História da Ciência Sob Enfoque CTS na Prática Pedagógica de Professores de Química" não será no dia 02/04/2016 conforme divulgado anteriormente e sim no dia 09/04/2016.
Inscrições abertas para o Curso de Extensão A História da Ciência Sob Enfoque CTS na Prática Pedagógica de Professores de Química
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura torna pública a abertura das inscrições para o curso de extensão gratuito "A História da Ciência Sob Enfoque CTS na Prática Pedagógica de Professores de Química".
Público Alvo: Professores de química da rede pública e privada.
Critérios de seleção: O candidato deverá comprovar ser professor de química em atividade e apresentar carta de interesse.
Vagas: 40
Inscrições: As inscrições poderão ser feitas de 21 de marção a 06 de abril de 2016 através do link abaixo
Coordenação: Evonir Albrecht (UFABC) e Maria de Fatima Costa Sbrana (UFABC).
Apoio: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC UFABC).
Inscrições abertas para o Curso de Extensão: Abordagens de Ensino de Matemática e o ENEM
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão: Abordagens de Ensino de Matemática e o ENEM.
Resumo
Curso de extensão gratuito destinado a professores licenciados em Matemática ou licenciandos em Matemática.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998, para atender a LDB no sentido de avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio e verificar o desenvolvimento de competências para o exercício da cidadania. O ENEM foi constituído tendo como referência os documentos oficiais. Os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) orientam um ensino contextualizado científico-tecnologicamente, que proporcione ao estudante a compreensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Nesta perspectiva, a abordagem CTS e a Educação Matemática Crítica podem contribuir para um ensino contextualizado e interdisciplinar. Este estudo apresenta uma análise das questões de matemática apresentadas no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), no período de 2012 a 2016, com o objetivo de investigar se essas questões possuem em seu contexto, questionamentos relacionados à abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), bem como examinar se estão relacionadas com outras áreas de conhecimento, em uma abordagem interdisciplinar.
Informações Gerais
Carga horária: 20 horas (12 horas presenciais e 8 horas via Ead - Educação a Distância)
Datas dos encontros: 12/04, 19/04, 26/04, 03/05.
Local: Campus UFABC Santo André
Horário: 14h00 as 17h00
Inscrições: até o dia 10/04/2017, acesse o formulário:
Coordenação: Evonir Albrecht (UFABC) e Maria de Fatima Costa Sbrana (UFABC).
Apoio: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC UFABC).