A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFABC e o Grupo Ponte Elemento Per têm o prazer em convidar a quem possa interessar para a palestra "O Corpo Presente dos Vissungos - Tradição e Transcriações Contemporâneas".
Será realizada às 15h da quinta-feira, 01 de março, no auditório 002 do Bloco Beta no campus São Bernardo do Campo da UFABC (veja como chegar).
A entrada é livre e gratuita.
"A palestra irá abordar as diferentes recriações que artistas das linguagens musicais, audiovisuais e cênicas vem realizando em torno dos vissungos, desde trabalhos mais rasos em relação ao conhecimento e contato com a fonte (por exemplo, um filme antigo como Sinhá Moça (1953), onde um vissungo aparecia no seu sentido puramente pitoresco) até trabalhos mais embasados conceitualmente, como o álbum Anganga (2015), de Juçara Marçal e Cadu Tenório, que propõe o cruzamento dos cantos com a música eletrônica e eletroacústica.
A palestra versará inicialmente sobre a história dos vissungos, contextualizando sua presença dentro da história brasileira e sua importância para a conformação da cultura nacional. Em seguida serão apresentados fragmentos de obras que recriaram ou dialogaram com os vissungos em diferentes meios. As linguagens e obras que serão abordadas são:
- Música: Music of Ceará and Minas Gerais (1940), Samba Enredo Mocidade Alegre (1981), O Canto dos Escravos (1982), Xica da Silva (1996), Congado Mineiro (2000) e Anganga (2015)
- Audiovisual: Sinhá Moça (1953), Chico Rei (1985), A Sede do Peixe (1997) e Terra Deu, Terra Come (2010)
- Artes Cênicas: Macuco Canengue (2004), Episódio I: Uenda-congembo (morrer) (2016)
Nesta conversa com o público a equipe artística do projeto falará sobre o uso da técnica de transcriação - elaborada pelo poeta e tradutor brasileiro Haroldo de Campos - como um caminho para se estabelecer uma relação mais ativa com as fontes tradicionais, especialmente em relação à poética e linguística presente nos vissungos.
Luciano Mendes de Jesus, diretor da montagem, atuará como provocador e mediador de questões entre os atores e o público, tendo por base suas próprias pesquisas sobre os vissungos e sobre a noção de tradição estabelecida pelo diretor teatral e pesquisador das artes performativas, o polonês Jerzy Grotowski."
Texto do projeto inscrito no Edital do Programa de Ação Cultural – ProAC - da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.