Forró e Tango: intercâmbios Brasil-Argentina em economia criativa e salvaguardas do patrimônio imaterial | Evento Cultural

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga o evento Forró & Tango: intercâmbios Brasil-Argentina em economia criativa e salvaguardas do patrimônio imaterial:

Esta é uma atividade preparatória do evento oficial que ocorrerá nos dias 3 e 4 de junho de 2024, nas dependências da Embaixada do Brasil em Buenos Aires.

Coorganizado pelo setor de C&T da Embaixada, pela Universidade Federal do UFABC e pelo Fórum do Forró de Raiz de São Paulo (FFRSP), o evento utiliza a metodologia de quádruple hélice de inovação e reúne atores da sociedade civil, universidades, setor privado e de setores públicos do Brasil e da Argentina e possui, entre os seus objetivos, discutir o forró e o tango a partir: do mapeamento da economia criativa associada e das estimativas de seu impacto econômico e social;  refletir sobre os ganhos e os riscos de sua internacionalização e, além disso, engajar os atores das quatro hélices de inovação na discussão e divisão de responsabilidades para apoiar a criação e manutenção da sala “Centro de Referência do Forró – Buenos Aires" (CRF-BsAs), a ser incubado no Instituto Guimarães Rosa – Buenos Aires.

A criação de CRFs no Brasil e no exterior é uma demanda da sociedade civil organizada, objeto de carta ao IPHAN ainda em 2015. A sua implementação, para além de contribuir para as salvaguardas do patrimônio cultural, deverá criar novos canais de exportação de produtos e serviços (ex. turismo de base comunitária), em especial de produtos sustentáveis do Cerrado e da Amazônia, aumentando a base de exportadores brasileiros tais como: pequenos produtores e agricultura familiar, pequenas empresas, cooperativas, editoras, professores de português, comerciantes, produtores de eventos, escolas e praticantes do forró.

Por que Forró?

Como resultado de uma contínua mobilização da sociedade civil, a exemplo do “I Encontro Nacional para Salvaguarda das Matrizes do Forró” (João Pessoa, 2015), as Matrizes Tradicionais do Forró foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro em dezembro de 2021. Recentemente, a lei 14.720/23, cuja assinatura pelo presidente Lula para sua promulgação foi divulgada na mídia e redes sociais, reconhece o Forró como “manifestação da cultura nacional”.

Tornou-se dever do estado agir para a promoção e sustentabilidade desse reconhecido bem cultural; ademais, o engajamento da sociedade civil em torno do Forró de forma capilarizada em diferentes estados do Brasil oferece uma oportunidade concreta de criar projetos participativos, de caráter contínuo, que possam servir de base também para apoiar outros patrimônios culturais reconhecidos legalmente.

O  “Complexo Cultural do Forró” envolve distintos atores, como: artesãos e artistas, pequenas empresas, cooperativas, editoras e professores, comerciantes, produtores de eventos e praticantes do forró, entre outros.  Para além da música e da dança, trata-se de uma cadeia produtiva espalhada em todo o Brasil, vinculada a distintas áreas da economia criativa, a saber: turismo, gastronomia, artesanato, biojóias, moda, luthieria e literatura. Quando compreendido em sua multidimensionalidade, remete a valores de sustentabilidade ambiental, promoção da saúde física e mental, tolerância no convívio social, resgate ao diálogo e a confraternização em comunidade. Como outras manifestações culturais populares e tradicionais brasileiras, possui raízes indígenas e africanas preta afrodescendente

Convidados: Alvaro Galvani (Embaixada do Brasil em Buenos Aires), Bruna Muriel(Universidade Federal do ABC), Daniel Duarte Loza (Universidad  Nacional de La Plata/UNLP e  Conservatório Manuel de Falla/CSMMF), Isabel Santos (Fórum do Forró de Raiz de SP), Salatiel D´Camarão (Prof. no Liceu Nóbrega Artes, cantor, músico, produtor), Martin Jurado (UNLP e  Centro de Estudios de Tango de Buenos Aires).

O evento é GRATUITO e aberto ao público.

Data e horário: 22 de março de 2024 –  das 15h às 16h30;
Local: evento remoto (online), neste link.

ForroETango

Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!