Expressão artística por meio de fotografia para tod@s | Curso cultural online


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga as inscrições para o curso cultural "Expressão artística por meio de fotografia para tod@s". 

Resumo

Com a disseminação das câmeras digitais e das fotografias nas redes sociais, a fotografia de caráter mais efêmero e utilitário tornou-se uma prática comum. Durante o curso pretende-se apresentar trabalhos de vários fotógrafos artísticos contemporâneos que trabalham com diversas temáticas, inclusive algumas da Agenda 2030 proposta pela ONU.  É importante, especialmente no momento atual, mostrar que a fotografia pode ser uma ferramenta rica para expressar, de forma poética, os problemas e inquietações da realidade, e assim transformá-las numa temporalidade diluída, estendida, que pode e deve levar o espectador a um estado de reflexão sobre os temas importantes de atualidade.

A coordenadora, Gordana Manic, tem vasta experiência no campo da fotografia artística. Tem exposto seus trabalhos em instituições mais renomadas no Brasil e ganhou vários prêmios de fotografia.Com esta experiência e sensibilidade, ela pode acompanhar e guiar os participantes em desenvolver os projetos (teóricos ou práticos) sobre temática de sua escolha, no campo de fotografia artística.
Página pessoal: https://gordanamanic.wixsite.com/gordanamanic/bio

Informações Gerais

Docente: Gordana Manic (UFABC) - https://gordanamanic.wixsite.com/gordanamanic/bio

Data e horário: 12 Aulas online aos sábados (fevereiro, março e abril de 2022),  das 16h às 18h;

Curso online gratuito e aberto ao público.

Programação

O curso, dirigido aos admiradores de arte e fotografia artística em geral, é composto por dois minicursos:

 

Minicurso 1 “Fotografia e arte” (5 aulas ministradas pela docente) 05/02 - 12/03:

Calendário previsto:

  • 05/02/2022: Fotografia brasileira: breve panorama histórico.
  • 12/02/2022: Ingresso de fotografia na área das artes visuais, estratégias poéticas e principais técnicas de fotografia artística (fotomontagem, colagem, intervenção direta no negativo…). A fotografia como obra de arte aparecendo em trabalhos híbridos com a pintura, literatura, registro de performances. 
  • 19/02/2022: Fotógrafos consagrados e emergentes com temática de identidade, gênero e sociedade: Mário Cravo Neto, Claudia Andujar, Eustáquio Neves, Cris Bierrenbach, Berna Reale, Élle de Bernardini. 
  • 05/03/2022: Fotógrafos consagrados e emergentes com temática de arquitetura, fotografia de rua, skate: Thomaz Farkas, German Lorca, Mauro Restiffe, Fabiano Rodrigues, Renato Custodio.
  • 12/03/2022: Fotógrafos consagrados e emergentes com temática de meio ambiente e mudanças climáticas: Araquém Alcântara, Rodrigo Braga, Pedro David, Pedro Motta.

OBS: Cada aula terá um tempo reservado para discussão e dúvidas.

 

Minicurso 2 “Projeto teórico ou prático na área de fotografia artística” - (7 aulas - Acompanhamento e apresentação de projetos de participantes) 19/03 - 30/04:

Neste Minicurso, os participantes devem desenvolver um projeto, com ajuda da coordenadora, teórico ou prático. 

  • Se for teórico, o participante vai se aprofundar na pesquisa de obras de algum fotógrafo com cujo trabalho se identifica, e deve então elaborar uma breve apresentação de sua pesquisa realizada. 
  • Se for prático, o participante deve apresentar seu ensaio fotográfico de 8-15 imagens que expressam suas opiniões/reflexões ou sentimentos sobre um determinado tema de seu interesse. 

Durante as aulas neste minicurso vai ser feita discussão, acompanhamento e apresentações de projetos, de acordo com o calendário previsto:

  • 19/03/2022: Apresentação e discussão de ideias sobre projetos.
  • 26/03/2022, 02/04/2022, 09/04/2022: Acompanhamento de projetos em desenvolvimento.
  • 16/04/2022, 23/04/2022, 30/04/2022: Apresentação de projetos finais dos participantes.  

OBS: As aulas nos dias 16/04 e 23/04 podem ser remarcadas para outras datas (pois são feriados), a combinar com os participantes.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Público do SIGAA UFABC até 28 de janeiro de 2022.  Acesse ufabc.net.br/sigextensao para realizar sua inscrição.

Atenção! Se você ainda não é usuário do Portal Público do SIGAA UFABC, você deverá realizar o cadastro no sistema.

Instruções para cadastro no Portal Público do SIGAA:

1) Primeira etapa: cadastro no portal público com confirmação via e-mail (caso ainda não esteja cadastrado):

  • acessar o link:  ufabc.net.br/sigextensao
  • Encontre a linha do curso na lista disponível, e clique em "Inscrever-se" (ícone de seta verde) desta linha
  • Clique em “Ainda não possuo cadastro”
  • Insira os dados solicitados
  • O sistema encaminhará uma mensagem para o seu e-mail. Acesse a sua conta de e-mail para finalização e confirmação do cadastro

2) Segunda etapa: acessar o portal público para realizar a inscrição no curso "Expressão artística por meio de fotografia para tod@s" e também mini cursos (mini atividades): “Fotografia e arte” e “Projeto teórico ou prático na área de fotografia artística que o compõem:

  • acessar o link: ufabc.net.br/sigextensao,  insira seu e-mail e senha (criada na primeira etapa)
  • Clique em "Cursos e Eventos Abertos"
  • Encontre a linha do curso/minicurso na lista disponível, e clique em "Inscrever-se" (ícone de seta verde) desta linha
  • Realize sua inscrição

 Importante: Para ter direito a certificado de participação no curso, precisa se inscrever nos 2 minicursos e ter a frequência em no mínimo 75% de um total de 12 aulas.

 

curso fotografia

Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!