Inscrições abertas para o curso Relações Étnico-Raciais e a Questão Nacional Brasileira


cartaz curso bandung 2017 proecEstão abertas as inscrições para o curso de extensão gratuito “Relações Étnico-Raciais e a Questão Nacional Brasileira”. As atividades terão início no dia 16 de março de 2017 e se estendem até 13 de abril, sempre das 14h às 17h. O curso é promovido pelo Grupo de Estudos Novo Bandung e conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC.

O curso consiste em uma série de palestras e debates sobre relações étnico-raciais e a questão nacional brasileira. O objetivo é refletir sobre os desafios enfrentados atualmente no Brasil em relação às questões de democracia e desenvolvimento, a partir das profundas e persistentes desigualdades étnico-raciais. O curso visa a aprofundar o diálogo sobre a atual crise econômica e política e contribuir à construção de um novo projeto nacional.

A formação é voltada para estudantes universitários, técnicos administrativos, educadoras(es) e integrantes de organizações populares e sindicatos de trabalhadores. As aulas serão no Campus São Bernardo do Campo da UFABC, que fica na Alameda da Universidade, s/nº, bairro Anchieta, São Bernardo do Campo/SP.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março, pelo formulário disponível no link abaixo:

  Programação do Curso

  • 16/03 - Crise brasileira e racismo: aspectos estruturais e conjunturais
  • 23/03 - Feminismos negros e a nação
  • 30/03 - O genocídio brasileiro: ontem e hoje
  • 06/04 - Neoliberalismo e políticas públicas: desafios atuais
  • 13/04 - Movimentos sociais e projetos nacionais