UFABC oferece Curso de Extensão "Programação em Python: Inserindo mulheres na Tecnologia"


Objetivo do curso: O presente projeto de extensão tem como objetivo principal o empoderamento das mulheres e sua maior inserção no mercado tecnológico através da programação. Em particular, o projeto pretende inserir uma rede para compartilhar conhecimentos de programação em Python. O mesmo é uma linguagem de programação alto nível, desenvolvida em 1990 no Instituto Nacional de Pesquisas para Matemática e Ciências da Computação da Holanda. Ela é uma linguagem de fácil aprendizado, grande aplicabilidade e código aberto, podendo assim ser incluída em produtos de propriedade. Atualmente é a quarta linguagem em termos de popularidade (segundo o ranking da TIOBE Programming Community), sendo utilizada em diversas áreas desenvolvimento web e sistemas, pesquisa científica, etc.

A metodologia utilizada serão aulas em laboratório divididas em dois módulos (Iniciante e Intermediário). O objetivo das aulas é desenvolver um ambiente no qual as alunas aprendam os conceitos mais importantes de Python e possam aplicar e ensinar o conhecimento apreendido por onde passarem de maneira a criar uma rede de ensino-aprendizagem.

Coordenadora: Profa. Dra. Mirtha Lina Fernández Venero

Instrutoras: Caroline Dantas, Angélica Maria Gouveia Gomes

Período: de 06/07/2016 até 14/12/2016

Horário: Toda quarta-feira, 14 – 17h

Local: Campus São Bernardo do Campo, Universidade Federal do ABC.

Público Alvo: Público feminino de dentro e fora da UFABC, com conhecimentos ou não de lógica de programação.

Total e Composição das vagas: 30 vagas, inicialmente divididas em 15 vagas para público externo e 15 vagas para o público interno da UFABC.

Inscrições encerradas.

Seleção: A primeira seleção será por ordem de inscrição, preenchendo as vagas de acordo com o critério público externo e público interno. Caso não sejam preenchidas todas as vagas, serão completas por lista de espera. Será permitida a matrícula em fluxo contínuo, caso haja conhecimento prévio dos temas já tratados, até atingir o número máximo de vagas. O resultado da seleção será notificado via email.

Tópicos: Introdução a Python. Instalação, ambiente e construções básicas. Funções, classes e módulos. Listas e arquivos. Programação visual.

Certificação: Serão certificadas as alunas que tiverem no mínimo 75% de frequência no curso.