A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga o Curso de Extensão: Metodologia Científica para pesquisadores surdos.
Resumo
O decreto 5626/05 estabelece diretrizes para que os surdos brasileiros tenham acesso a educação de qualidade e possam disputar com equidade seus espaços na sociedade sejam no campo na saúde, empregabilidade e educação.
O número reduzido de surdos com a titulação de mestre e ou doutor precisa ser repensada, já que muitos deles encontram barreiras no acesso a essa modalidade acadêmica que exige a elaboração de projetos de pesquisa, gênero pouco familiar a maioira dos estudantes surdos.
Por este motivo a Universidade Federal do ABC - UFABC está promovendo esse curso de metodologia de pesquisa científica, para fomentar e dar condições para que os surdos possam elaborar seus projetos, entender os processos metodológicos para sua elaboração, bem como estudar os tipos possíveis de pesquisas, com seus respectivos autores e alguns procedimentos e recursos para obtenção e análise dos dados.
A intenção do curso é dar subsídios metodológicos para que os participantes tenham condições de elaborar projetos com potencial de concorrer a vagas nos programas de pós-graduação.
Informações Gerais
Público alvo: Surdos que estejam cursando ou já concluíram o Ensino Superior e que tenham interesse em pesquisa.
Modalidade do curso: Presencial.
Carga horária: 60 horas.
Número de vagas: 25.
Período: Terças-feiras, das 19h às 22h, de março a setembro de 2018.
Início: 13 de março de 2018.
Local: UFABC, campus de Santo André (veja como chegar).
Gratuito e aberto ao público.
Coordenação: Profa. Dra. Claudia Regina Vieira, CCNH-UFABC.
Período de inscrições: De 26 de fevereiro a 10 de março de 2018 (inscrições encerradas).
Cronograma do curso, inscrições e mais informações no link: ufabc.net.br/cursomcps.