Inscrições para o Curso de Extensão: Antártica ou Antártida? - como inserir as ciências polares no currículo do ensino básico?


A Antártica é a região do planeta mais preservada e é uma das mais vulneráveis às mudanças ambientais globais. É de suma importância conhecer as suas características e como os estudos de diversas áreas, dentre elas: Física, Química, Ciências da Vida, Ciências da Terra, Ciências Sociais, estão sendo realizados. O conhecimento sobre o Continente Antártico e suas influências no meio ambiente brasileiro é pouco trabalhado no currículo mínimo obrigatório para o Ensino Básico no Brasil. Dessa forma, professores de Ciências Naturais têm pouca ou nenhuma informação sobre os polos e raramente possuem material para trabalhar em sala de aula, além de não estarem devidamente preparados e munidos metodologicamente para abordar o tema. Neste curso à distância você irá conhecer temas antárticos para preparar suas aulas: espaço físico, geografia, clima, histórico de descobrimento, biologia e a importância da Antártica para o planeta. O curso oferecerá uma oportunidade para fortalecer o conhecimento da sociedade sobre a relevância da pesquisa Antártica e o valor desse continente para o Brasil e para o Planeta sob a luz de uma consciência ambiental local e global.

Requisito: Ser professor da rede municipal de uma das cidades do ABC. Ter computador (ou dispositivo móvel) com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática para produção de textos e navegação na internet.

Inscrições: A inscrição deverá ser feita por preenchimento do formulário disponível no link http://ufabc.net.br/d3, iniciará no dia 01/08/2016 a partir da 00:00 (Meia Noite) e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição sendo que os 80 primeiros inscritos terão as vagas contempladas.

Serão disponibilizadas 80 vagas para o curso e os candidatos receberão e-mail de confirmação da sua inscrição.

O Curso será a distância, com um encontro presencial no dia 26/09/2016, às 14 h, na Universidade Federal do ABC, Campus Santo André. O número da sala será enviado em momento oportuno.

Coordenação: Profª Drª Silvia Dotta