Curso destinado a professores de matemática.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998, para atender a LDB no sentido de avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio e verificar o desenvolvimento de competências para o exercício da cidadania. O ENEM foi constituído tendo como referência os documentos oficiais. Os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) orientam um ensino contextualizado científico-tecnologicamente, que proporcione ao estudante a compreensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Nesta perspectiva, a abordagem CTS e a Educação Matemática Crítica podem contribuir para um ensino contextualizado e interdisciplinar. Este estudo apresenta uma análise das questões de matemática apresentadas no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), no período de 2012 a 2016, com o objetivo de investigar se essas questões possuem em seu contexto, questionamentos relacionados à abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), bem como examinar se estão relacionadas com outras áreas de conhecimento, em uma abordagem interdisciplinar.