Oficina de Modelagem Hidrológica: Introdução ao Uso do Modelo de Grandes Bacias

 

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga as inscrições para o Curso de Extensão: "Oficina de Modelagem Hidrológica: Introdução ao Uso do Modelo de Grandes Bacias". 

 

Resumo

A ocorrência de extremos hidrológicos (cheias e estiagens) pode causar vários impactos, tais como: inundações, perda de produção agrícola, comprometer a geração de energia e o abastecimento público, além de deflagrar conflitos no uso da água. O modelo MGB (Modelo de Grandes Bacias) é um modelo hidrológico que se mostra versátil para aplicação em diversos temas que envolvem recursos. Assim, o presente projeto de extensão visa fornecer um minicurso de modelagem hidrológica de grandes bacias, como o uso do MGB. A capacitação tem como objetivos habilitar o público para: (1) realizar simulações hidrológicas utilizando o modelo MGB de forma autônoma, (2) interpretar as saídas do modelo e (3) avaliar a qualidade das simulações realizadas. Como resultado deste projeto espera-se que os participantes da oficina, adquiram condições de realizar aplicações em suas respectivas áreas de atuação que poderão melhorar a tomada de decisão sobre o uso da água, contribuindo assim para o uso racional do recurso hídrico e preservação do meio ambiente. O minicurso será desenvolvido a partir de oficinas, que ocorrerão em encontros diários por 3 dias, com 4 horas de duração, em laboratório computacional da UFABC. Este projeto abrirá espaço para troca de experiências sobre problemas hidrológicos, formas de tratamento e buscas por soluções.

 

Informações Gerais

Período do curso: De 28 a 30/08/2023; 
 
Horários: Das 14h as 18h;
 
Local: UFABC, Santo André - SP;
 
Público-alvo: Estudantes e profissionais com interesse no aprendizado de modelagem hidrológica.
 

Nome e e-mail de contato do organizador da ação:  Andrea Cardoso <andrea.cardoso@ufabc.edu.br>

Curso gratuito e aberto ao público.

 

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Público do SIGAA UFABC de até 15 de agosto de 2023. Clique aqui para realizar sua inscrição.

OFICINA MODELAGEM HIDROLÓGICA: INTRODUÇÃO AO USO DO MODELO DE GRANDES BACIAS


Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!