Curso de Extensão: Familiarização Aeronáutica para professores de Engenharia - Módulo Avião


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga as inscrições para o Curso de Extensão: Familiarização Aeronáutica para professores de Engenharia - Módulo Avião. 

 

Resumo

Este curso introduz as bases de conhecimentos técnicos e de teoria de voo de aviões.

Objetivos Gerais: Introduzir os conhecimentos básicos de aeronáutica que são necessários para a compreensão de tecnologia associada aos aviões e da física do voo atmosférico, assim como apresentar a nomenclatura e o jargão utilizado na indústria aeronáutica.

 

Informações Gerais

Público-alvo Interno: Professores de engenharia. Técnicos de laboratório didático de ensino de engenharia. Total: 15 vagas;

Público-Alvo Externo: Professores de engenharia. Professores de ensino técnico de áreas tecnológicas do ramo industrial. Professores de ensino superior de tecnologia de áreas tecnológicas do ramo industrial. Total: 15 vagas;

Vagas: 30 no total;

Período de inscrições: a partir de 21/01/2019;

As inscrições poderão ser prorrogadas caso o número de inscritos seja inferior ao número de vagas, assim como poderão ser prematuramente encerradas caso o número de inscritos exceda muito o número de vagas;

Início do curso: 11/03/2019;

Local: UFABC – campus de Santo André (Teoria) e UFABC – campus de São Bernardo do Campo (Prática);

Informações: famaer2019.ufabc@gmail.com

Curso gratuito.

 

Programação

O curso será desenvolvido em 45 horas de aulas teóricas, nos dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de março de 2019, e 1, 15, 22 e 29 de abril de 2019 no período da tarde no campus de Santo André, e 5 horas de aula prática no dia 2 de abril de 2019, no período da tarde, no campus de São Bernardo do Campo, totalizando 50 horas de aula.

Cada dia de aula teórica é dividido em duas partes. A primeira parte tem início às 14:00 h e finaliza às 16:15 h. A segunda parte inicia às 16:15 h e finaliza às 18:30 h. Na primeira parte da aula será ministrada a matéria conhecimentos técnicos (CT) sobre aviões e na segunda parte a matéria teoria de voo (TV) de aviões, exceto no primeiro e no último dia. A aula prática, com início às 14 e término às 19 h, é dividida em duas partes. A primeira parte é uma demonstração em túnel de vento didático de alguns conceitos de aerodinâmica. A segunda parte consiste em apresentação externa da aeronave Embraer EMB-110 Bandeirante, seguida da apresentação interna e em cabine de pilotagem.

Ministrantes:
Parte teórica: Prof. Dr. Fernando Madeira;
Parte prática: Prof. Dr. César Monzu Freire e Prof. Dr. Fernando Madeira.

  

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Público do SIGAA UFABC, acesse ufabc.net.br/sigextensao para realizar sua inscrição.

Atenção! Se você ainda não é usuário do Portal Público do SIGAA UFABC, você deverá realizar o cadastro no sistema.

Instruções para cadastro no Portal Público do SIGAA:

  • Clique em "Inscrever-se" (ícone de seta).
  • Clique em “Ainda não possuo cadastro”.
  • Insira os dados solicitados.
  • O sistema encaminhará uma mensagem para o seu e-mail para finalização do cadastro.
  • Após a finalização do cadastro, insira o e-mail e senha.
  • Clique em “Cursos e Eventos Abertos".
  • Clique em “Inscrever-se" (ícone de seta) no curso "FAMILIARIZAÇÃO AERONÁUTICA PARA PROFESSORES DE ENGENHARIA: MÓDULO AVIÃO ".
modulo avião

Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!