Curso de Extensão | Aulas de Ciências bem-sucedidas: preparando aulas para o aluno do século XXI


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga as inscrições para o Curso de Extensão online - Aulas de Ciências bem-sucedidas: preparando aulas para o aluno do século XXI.

 

Resumo

A Taxonomia de Bloom Revisada (2001) tem sido utilizada no Brasil para análise de questões e confecção de objetivos de aprendizagem há muitos anos, conquanto não como metodologia prática para o ensino de ciências naturais. O conhecimento de suas bases teóricas permite ao professor de ciências maior capacidade de reflexão e ação mais eficaz na preparação de aulas, ensino e avaliação. Com essa perspectiva, o curso visa discutir tais bases teóricas, elaborando uma metodologia prática de ensino de ciências, com o foco na preparação de aulas de uma sequência didática ensino de ciências em EFII ou Médio. No curso serão tratados temas como: (i) importância da prática reflexiva e mudança do método de ensino, (ii) bases teóricas da Taxonomia de Bloom Revisada com foco em metodologia de ensino (ii) utilização a Taxonomia de Bloom Revisada no ensino, aprendizagem e avaliação formativa, (iii) desenvolvimento de atividades mensuráveis para os alunos (iv) gerenciamento de sala-de-aula que permitem melhor engajamento com os alunos, com técnicas vindas do ensino britânico. Os temas propostos, por sua vez, serão abordados por meio da reflexão sobre experiências reais dos cursistas envolvendo seus próprios planos de aula, utilizando-se de exemplos reais aplicados em sala de aula na Inglaterra. 

 

Informações gerais

Data e horário: de 5 a 26 de novembro de 2020 (toda quinta-feira), das 17h às 19h; 

Vagas: 200

Público-alvo: Professores(as) da rede pública e particular do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, educadores(as), equipes de Gestão em Ensino, alunos(as) de Licenciatura e da Pós-Graduação em Ensino. 

Curso online gratuito e aberto ao público.

 

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Público do SIGAA UFABC, de 20 de outubro a 4 de novembro de 2020. Acesse ufabc.net.br/sigextensao para realizar sua inscrição.

Atenção! Se você ainda não é usuário do Portal Público do SIGAA UFABC, você deverá realizar o cadastro no sistema.

Instruções para cadastro no Portal Público do SIGAA:

  • Clique em "Inscrever-se" (ícone de seta).
  • Clique em “Ainda não possuo cadastro”.
  • Insira os dados solicitados.
  • O sistema encaminhará uma mensagem para o seu e-mail para finalização do cadastro.
  • Após a finalização do cadastro, insira o e-mail e senha.
  • Clique em “Cursos e Eventos Abertos".
  • Clique em “Inscrever-se" (ícone de seta) no curso "Aulas de Ciências bem-sucedidas: preparando aulas para o aluno do século XXI.".
div curso

Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!