Curso de Extensão - Aspectos afetivos e emocionais da prática educativa: conceituação e estratégias de autorregulação emocional


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga o Curso de Extensão - Aspectos afetivos e emocionais da prática educativa: conceituação e estratégias de autorregulação emocional.

 

Resumo

A sala de aula é um espaço onde os(as) estudantes vivenciam alegrias, tristezas, curiosidade, ansiedade e outras emoções que marcam as relações interpessoais e os vínculos afetivos que eles(elas) estabelecem com o objeto de conhecimento. Tal fato atribui a prática educativa uma dimensão afetiva/emocional, que deve ser reconhecida e autorregulada na sala de aula com o objetivo de promover um clima afetivamente favorável à aprendizagem. Com essa perspectiva, o curso visa discutir a influência das emoções no processo de ensino-aprendizagem, com o foco na abordagem de estratégias para autorregulação emocional na sala de aula. Nos encontros serão tratados temas como: (i) conceituação e classificação das emoções, (ii) emoções no processo de ensino-aprendizagem, (iii) autorregulação emocional no contexto educativo. Os temas propostos, por sua vez, serão abordados por meio da reflexão sobre experiências dos(das) cursistas envolvendo episódios marcados por emoções durante as aulas, da leitura e discussão de textos e da vivência in loco de estratégias de autorregulação emocional que podem ser utilizadas por professores(as) e estudantes para viabilizarem um ambiente afetivamente favorável à aprendizagem escolar.

 

Informações Gerais

PÚBLICO ALVO: Professores(as) da educação básica, equipes de gestão, educadores(as) e interessados(as) no tema;

VAGAS: 40;

DATAS: 23 de março de 2020 - 30 de março de 2020 - 06 de abril de 2020 - 13 de abril de 2020;

HORÁRIO: 19h às 21h;

LOCAL: Sala 209-0  - Bloco A - campus Santo André da UFABC (veja como chegar).

MAIS INFORMAÇÕES: niequfabc@gmail.com

Curso gratuito e aberto ao público.

 

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Público do SIGAA UFABC até 21 de março de 2020, acesse ufabc.net.br/sigextensao para realizar sua inscrição.

Atenção! Se você ainda não é usuário do Portal Público do SIGAA UFABC, você deverá realizar o cadastro no sistema.

Instruções para cadastro no Portal Público do SIGAA:

  • Clique em "Inscrever-se" (ícone de seta).
  • Clique em “Ainda não possuo cadastro”.
  • Insira os dados solicitados.
  • O sistema encaminhará uma mensagem para o seu e-mail para finalização do cadastro.
  • Após a finalização do cadastro, insira o e-mail e senha.
  • Clique em “Cursos e Eventos Abertos".
  • Clique em “Inscrever-se" (ícone de seta) no curso "Aspectos afetivos e emocionais da prática educativa: conceituação e estratégias de autorregulação emocional".
CARTAZ CURSO EXTENSÃO UFABC

Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!