Curso de Extensão: Antártica ou Antártida (2019) - Inscrições abertas


Antártica ou Antártida? É um curso de extensão a distância de 60 horas/aula distribuídas ao longo de dez semanas. Há duas aulas síncronas, a inaugural e a final, e todas as demais são assíncronas, mediadas pelo Moodle. O curso, dirigido para professores da educação básica do Brasil e de Portugal, é composto por roteiros de aulas, textos, videoaulas, jogos, sequências didáticas, imagens, desenvolvimento de projeto polar para aplicação em sala de aula, abordando os seguintes conteúdos: História do Continente, Vida animal e vegetal, Gelo e Clima. 

Os participantes do curso devem dedicar em média seis horas semanais para estudar os conteúdos do curso, realizar pesquisas e executar as atividades de aprendizagem.


A avaliação é processual por meio da interação em grupos e fóruns de discussão, elaboração de sequências didáticas e projetos e atividades

Público alvo: professores da Educação Básica do Brasil e de Portugal;

 

Pré-requisitos:

  • conhecimentos básicos de informática e navegação na internet;
  • possuir acesso à internet de banda larga;
  • possuir perfil no Facebook;
  • destinar 6h semanais para dedicação ao curso;
  • atuar como professora ou professor da Educação Básica para realizar atividades do curso.

Número de vagas: 100;

Carga horária: 60 horas-aula (10 semanas);

Critérios de seleção: os candidatos devem atender a todos os pré-requisitos. A seleção será por ordem de inscrição. As vagas serão distribuídas por regiões na seguinte proporção*

  • Estado de São Paulo: 30%;
  • Outros países de Língua Portuguesa: 10%;
  • Restante do território nacional: 60%.

*Caso não haja inscrições suficientes de alguma das regiões especificadas, as vagas poderão ser remanejadas a critério da coordenação.

 

Aulas

Aulas síncronas (presença obrigatória):

Aula inaugural - dia 28/09/19, sábado, das 9 h às 12 h - A aula será transmitida pela internet e a presença é obrigatória.

No dia e período da aula, haverá um laboratório de informática na UFABC para atender àqueles que quiserem acompanhar a aula fisicamente (veja como chegar ao Campus Santo André); os demais deverão acompanhar a aula pela internet em endereço a ser fornecido em momento oportuno.

Os ausentes na aula inaugural terão sua matrícula cancelada.

Aula de encerramento: 30/11 das 9 h às 12 h. Apresentação de pôsteres on-line.

No dia e período do encontro, haverá um laboratório de informática na UFABC para atender àqueles que quiserem acompanhar a aula fisicamente (veja como chegar ao Campus Santo André); os demais deverão acompanhar a aula pela internet em endereço a ser fornecido em momento oportuno.

 

Inscrições

Inscrições até 15 de julho de 2019

  1. Preencha o formulário de inscrição on-line, vide link: https://bit.ly/2THYJNV ;
  2. Responda ao questionário: https://forms.gle/tqFCxzNud2ttSwTk7. Somente serão matriculados no curso aqueles que responderam ao questionário;
  3. Junto à confirmação da matrícula, os selecionados deverão fazer sua inscrição  no Portal Público da UFABC obrigatoriamente em até 72 horas a contar do recebimento do e-mail de confirmação de matrícula;
  4. Comparecer na aula inaugural física ou on-line em endereços a ser fornecidos em occasião oportuna. O não cumprimento dessa obrigatoriedade cancelará automaticamente a matrícula.

 

Certificação

Serão aprovados no curso com direito a certificado os cursistas que obtiverem conceitos entre A, B, C e tiverem comparecido (físicamente ou on-line) nas aulas inaugural e de encerramento. Todos os detalhes sobre o processo de aprendizagem e de avaliação serão fornecidos durante a aula inaugural de presença obrigatória.

E-mail para contato em caso de dúvidas: convergenciaxxi@gmail.com

 

REALIZAÇÃO

              apoio:        

antartica

Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!