Curso de extensão | A influência das emoções na prática educativa: concepções e vivências de professores de ciências


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga as inscrições para o curso de extensão "A influência das emoções na prática educativa: concepções e vivências de professores de ciências". 

Resumo

A sala de aula é um espaço marcado por diversas relações interpessoais e intrapessoais que podem influenciar de maneira favorável ou desfavorável o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, para os professores, é fundamental conhecer, entender e identificar como as emoções influenciam o ambiente escolar e quais estratégias podem atribuir uma dimensão afetiva/emocional favorável à aprendizagem. Com essa perspectiva, o curso visa discutir a influência das emoções no processo de ensino-aprendizagem, com o foco na abordagem de estratégias para autorregulação emocional na sala de aula. No curso serão tratados temas como: (i) emoções no percurso da carreia docente, (ii) emoções no processo de ensino aprendizagem, (iii) estratégias e práticas para autorregulação emocional na sala de aula e (iv) ambientes emocionalemente favorável à aprendizagem. Os temas propostos serão abordados por meio da reflexão sobre experiências dos(das) cursistas envolvendo episódios marcados por emoções durante as aulas e pela discussão de estratégias e práticas pedagógicas que podem ser utilizadas por professores(as) e estudantes para viabilizarem um ambiente afetivamente favorável à aprendizagem escolar.

Informações Gerais

Público-alvo: Professores(as) de educação básica;

Vagas: 30;

Data e horário: De 3 de maio a 7 de junho de 2022. Terças-feiras, das 19h às 21h;

Ação gratuita e aberta ao público.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Público do SIGAA UFABC até 01 de maio de 2022.  Acesse ufabc.net.br/sigextensao para realizar sua inscrição.

Atenção! Se você ainda não é usuário do Portal Público do SIGAA UFABC, você deverá realizar o cadastro no sistema.

Instruções para cadastro no Portal Público do SIGAA:

  • Clique em "Inscrever-se" (ícone de seta).
  • Clique em “Ainda não possuo cadastro”.
  • Insira os dados solicitados.
  • O sistema encaminhará uma mensagem para o seu e-mail para finalização do cadastro.
  • Após a finalização do cadastro, insira o e-mail e senha.
  • Clique em “Cursos e Eventos Abertos".
  • Clique em “Inscrever-se" (ícone de seta) no curso "A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NA PRÁTICA EDUCATIVA: CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS".
Curso de extensão universitária ED

Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!