A Universidade Federal do ABC está presente no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, evento que apresenta obras que utilizam alta tecnologia para expandir as fronteiras da arte. Em sua 25ª edição, o Festival ocorre entre os dias 3 de julho e 25 de agosto, no Centro Cultural FIESP.
Uma das participações da UFABC ocorre por meio da exposição do trabalho de autoria do professor Mario Gazziro, com participação da discente do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) Sarah Ferreira e mais dois autores: Gaby Sá e Izis Cavalcanti. Blade Runner Brazil (veja no vídeo) é título do trabalho desenvolvido pelos autores e que traz como proposta “Tornar a Avenida Paulista parte do cenário distópico do universo criado na obra conjunta de Philip K. Dick e Ridley Scott, que culminou na produção do filme Blade Runner. O contexto atual do grande contingente de pessoas em situação de rua na capital de São Paulo remonta ao cenário do livro/filme, no qual as classes média e alta haviam abandonado o planeta, e os grandes centros urbanos eram ocupados apenas por uma horda de pessoas pobres e desafortunadas”, explica os autores.
O Festival desse ano tem como tema “QUBIT AI: computação quântica e inteligência artificial sintética”, e traz artistas que recebem influências da computação quântica e da inteligência artificial nas suas criações artísticas. A visitação tem entrada gratuita e acontece de terça a domingo, das 10h às 20h.
A programação contou ainda com um workshop, intitulado "Explorando a Computação Quântica: O que é isso e como isso funciona", que ocorreu no dia 03 de julho, e contou com a participação dos docentes da UFABC Roberto Serra, Breno Marques e Luciano Cruz, além do professor Gustavo Wiederhecker, da UNICAMP.
Mais detalhes sobre a programação do Festival estão disponíveis no site oficial: file.org.br/highlight/file-2024-qubit-ai
Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI – UFABC)
Imagem: Camila Picolo / FILE 2024 QUBIT AI
Biografia dos/as autores/as
- YAH!/MARIO GAZZIRO é professor de engenharia na Universidade Federal do ABC, onde ensina aos alunos de forma lúdica como criar obras de arte
visuais e eletrônicas utilizando hardware e software embarcados. Seu trabalho artístico desafia fronteiras, misturando elementos da cultura brasileira com futurismo e crítica social, resultando em uma visão única e provocativa do Brasil contemporâneo.
- GABY SÁ é modelo, professora, cosmaker e mãe, com atuação em vários projetos de arte eletrônica.
- IZIS CAVALCANTI é designer e especialista em artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP.
- SARAH FERREIRA é aluna do BC&T e voluntaria no programa Pesquisando desde o Primeiro Dia, da UFABC.
Exibição
Quando? 3 de julho a 25 deagosto de 2024 - terça a domingo, 10h – 20h;
Onde? Centro Cultural FIESP
Site do evento: file.org.br/