Fruto de uma das diversas parcerias entre a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFABC e grupos artísticos da Região do ABC, a Oficina de vivência em teatro musical concluiu seu primeiro ciclo de atividades com um espetáculo bem recebido por um público de mais de 250 pessoas, na noite da I Feira de Artes Cênicas de São Bernardo do Campo, realizado no Teatro Lauro Gomes no domingo, 30 de abril.
Edu Carriel e seu grupo ensaiam semanalmente na UFABC e, como contrapartida pelo uso do espaço, ofertaram à comunidade universitária uma oficina de teatro musical, que abordou introdução à dança, ao canto e ao teatro. Realizada às terças-feiras no Campus Santo André, entre março e abril, contou com uma turma de 24 pessoas – um grupo diverso, composto por iniciantes e profissionais dançarinos, atores, palhaços e músicos, membros da comunidade interna e externa à UFABC.
Sob a direção precisa de Edu Carriel e preparação vocal de Victor Fleming, mesmo num curto espaço de tempo, o grupo apresentou, como resultado da oficina, o musical Extravaganza - o circo de um jeito que você nunca viu!, baseado em obras de Bob Fosse, escritor e coreógrafo estadunidense na área do Jazz Dance, aclamado por suas produções na Broadway, na cidade de Nova York (EUA).
Com duração de 45 minutos, a apresentação contou com números adaptados de musicais burlescos e também do universo circense.
"A experiência de dirigir um grupo tão heterogêneo, porém tão vivo para a arte, resultou num trabalho especial e de uma qualidade que há muito tempo não conseguia em pouco tempo de oficina. O grupo que se formou é coeso, curioso e extremamente talentoso. Extravaganza foi só o início de um grupo que tem tudo para ser um grande sucesso!", comentou Edu.
A maioria dos participantes da oficina decidiu continuar as atividades na UFABC, mesmo após a oficina, e formou um grupo que já possui mais um espetáculo em fase de ensaios: a adaptação musical de Romeo e Julieta, com apresentação marcada para julho na tradicional Mostra de Teatro ‘Santo de Casa’, em São Bernardo do Campo, organizada por Ronaldo Ventura – também parceiro da ProEC com a Companhia Curupira.
Confira aqui as fotos da oficina e da apresentação do espetáculo.
Outras oficinas artísticas com grupos parceiros estão sendo programadas para o segundo quadrimestre na UFABC, entre elas:
Teatro para não atores e caracterização de personagens para festas e eventos. Oportunidades como essas refletem a missão da Divisão de Cultura de encorajar e promover intercâmbios culturais transformadores, valorizando a cooperação mútua e solidária. Acompanhe a abertura de inscrições pelo Facebook da ProEC e também aqui pelo site.
Créditos das fotos: Rodrigo Teles e Grupo Extravaganza.