CONFIRA AS INDICAÇÕES CULTURAIS DA SEMANA

Semana de 21 a 27 de junho de 2020

Cinema

Galáxia - Olhares sobre o Brasil, de Isa Grinspum Ferraz

Por que indicamos? A série de doze episódios, dirigida pela socióloga e cineasta pernambucana Isa Grinspum Ferraz, debate temas como educação, ciência, economia, política, mídia e meio ambiente. Entre os entrevistados estão Ailton Krenak, Daniel Melin, Jessé de Souza e Paulo Mendes da Rocha.

Aquarius, de Kleber Mendonça Filho

Por que indicamos? Em Recife, uma jornalista (Sônia Braga) aposentada, passa a ser pressionada por uma construtora que deseja comprar todos os apartamentos de um edifício. “Aquarius” teve sua première no Festival de Cannes, de onde saiu elogiado e aplaudido. Foi na riviera francesa que elenco e equipe protestaram com cartazes contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, ação que teve enorme repercussão na imprensa mundial.

Onde acessar? Todas as indicações podem ser acessadas no Sesc Digital, plataforma gratuita do Sesc São Paulo que transpõe as ações culturais para o ambiente digital.

Artes Visuais (e Teatro)

PinaCanção - uma história contada entre pinturas, de Hélio Ziskind

Por que indicamos? O espetáculo criado por Hélio Ziskind faz parte do Pinafamilia, projeto do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca criado para ajudar a divulgar o acervo da Pina. Nessa história, dois personagens se encontram na Pinacoteca e, em meio às canções, descobrem juntos tons, texturas e escalas do mundo da pintura.

Onde acessar? No site da Pinacoteca de São Paulo, mais antigo museu da capital paulista, inaugurado em 1905. Conta hoje com um acervo de 11 mil peças.

Música (e Literatura)

Macunaíma Ópera Tupí, de Iara Rennó

Por que indicamos? O álbum Macunaíma Ópera Tupi, de Iara Rennó, tem músicas inspiradas em trechos do livro Macunaíma - o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade. Conta com participações de Tom Zé, Moreno Veloso, Arrigo Barnabé, Dante Ozzetti, entre outros.

Onde acessar? O álbum pode ser ouvido na íntegra no Sesc Digital, plataforma gratuita do Sesc São Paulo que transpõe as ações culturais para o ambiente digital.

Teatro (e História)

Colônia, de Vinícius Arneiro

Por que indicamos? A partir de uma “palestra-performance”, o espetáculo convida a plateia a acompanhar a evolução dos significados da palavra “colônia”. Para alcançar a diversidade de definições, dois fatos catalisadores foram escolhidos: a condição colonial do Brasil e a história do “manicômio” Hospital Colônia de Barbacena (MG). Por meio de uma análise sintática e morfológica, o espetáculo cria relações e discute forças propulsoras para uma ideia de descolonização, sobretudo do pensamento.

Onde acessar? No SPCine Play, única plataforma pública brasileira de streaming audiovisual. Acesso gratuito até o final de 2020.

Dúvidas?cultura@ufabc.edu.br.

Edições anteriores